Como converter arquivos .pdf para .jpg no Ubuntu?



Oi pessoal!

Mais uma dica simples e maravilhosa no Ubuntu. É o programa ImageMagick. Para instalá-lo:

sudo apt-get install imagemagick

Esse programa faz muitas coisas, não explorarei todas as opções aqui. Meu objetivo é simplesmente explicar como converter de .pdf para .jpg.

Depois de instalar o ImageMagick, para realizar a conversão que desejo, basta:

convert arquivo.pdf arquivo.jpg

Usei o programa recentemente para converter o poster de divulgação do lançamento de um livro. As imagens ficaram boas, mas achei que distorceu as fontes dos textos :-/. Apesar deste probleminha, rcomendo pela praticidade e facilidade.

P.S.: o querido e super prestativo amigo @rafatoshio me acaba de dar uma dica por e-mail:

Curti sua dica sobre o imagemagick, para aquele seu caso tente adicionar a opção ‘-density 300’  (300dpi qualidade para impressão)… acho que vai resolver. Outra coisa que o convert faz é concatenar varios pdf 😀

Daí eu fui e fiz o que o amigo sugeriu. Olha a diferença com o mesmo arquivo (o de lançamento do livro que a Lu é uma das autoras):

Sem a opção -density 300:

Com a opção -density 300:

convert -density 300 arquivo.pdf arquivo.jpg

Reparem que a resolução da imagem ficou muito melhor, como era esperado. E como os usuários do Linux já estão acostumados, mas repito para aqueles que não estão habituados ainda, é possível saber mais informações sobre um comando digitando:

man convert

Ou seja, o comando man me permite obter informações sobre todas as opções disponíveis para o comando convert . E eu poderia fazer isso para qualquer comando do Linux.

E sobre concatenar vários pdfs, essa pode ser uma ótima opção para quem vai trabalhar com muitos arquivos. No geral, a maioria dos programas que você instala no Linux permite isso. Vamos supor que você tenha uma lista de muitos arquivos com extensão .pdf que deseja transformar em .png. Você não precisa digitar o comando de conversão infinitas vezes.

convert -density 300 arquivo.pdf arquivo.jpg

Agora vamos supor que você tem vários arquivos .pdf e deseja agrupá-los em um único arquivo .pdf:

convert -density 150 arquivo1.pdf arquivo2.pdf output.pdf

O arquivo final será a saída, reunindo todos os pdf’s agrupados. Reparem que no exemplo acima optei por uma resolução menor do que a sugerida pelo @rafatoshio.
Eu poderia listar todos os arquivos .pdf da pasta onde estão os arquivos .pdf que desejo agrupar e fazer tudo automaticamente:

convert -density 150 $(ls -rt *pdf) output.pdf

Lembrando também que você pode fazer o inverso (de .jpg para .pdf). Pode converter também para .png, que é outro formato suportado. Todas as informações e possibilidades do Image Magick e do convert podem ser lidas na página oficial do programa. Só o convert tem todas essas opções.

 

Obrigada, @rafatoshio! Já substituí a imagem lá no post de divulgação do livro.