Divulgação do blog “O que você faria se soubesse o que eu sei?”



O que você faria se soubesse o que eu sei?

Esse é o título do excelente blog do Prof. Dr. Alexandre Costa, professor titular da Universidade Estadual do Ceará. O título do blog é uma referência a uma frase  proferida por Jim Hansen, pesquisador senior da NASA, preso num protesto em frente à Casa Branca. Refere-se à necessidade de que os cientistas do clima comuniquem à sociedade seus conhecimentos pois estes se relacionam a questões cruciais para o futuro do gênero humano e da vida no planeta. O megafone da foto simboliza essa atitude de falar sobre o risco climático em voz alta, de forma enfática e com o maior alcance possível.

O blog do Prof. Dr. Alexandre é um alerta sobre as mudanças climáticas. O professor nos mostra evidências de que a temperatura média do planeta está aumentando e isso já está provocando mudanças climáticas em diversos locais do planeta. É um alerta para a sociedade civil, que deve se informar e se instruir, para fazer o que estiver ao seu alcance para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Além disso, portando o conhecimento, poderemos cobrar atitudes dos governantes.

E é por essa razão que o Meteorópole divulga este blog e o coloca em sua lista de links importantes ao lado.Qualquer iniciativa com o objetivo de esclarecer a população com informação de qualidade é bem-vinda.

Há alguns meses, um certo professor da FFLCH-USP (chamaremos de R.F.) ganhou notoriedade por aparecer em programas de TV que querem audiência e não qualidade. Esse tal R.F. prestou um verdadeiro desserviço a população, divulgando várias informações absurdas e equivocadas. Infelizmente, trabalhos positivos como o do Prof. Dr. Alexandre Costa não ganham o mesmo destaque [1]. Sei que o Meteorópole é apenas um blog, mas creio que com suas 300 visitas diárias pode multiplicar informação de qualidade.

Parabéns pela iniciativa, Professor Alexandre!

[1] Um adendo: lembre de algo que me fez rir muito. O Sr. R.F. certa vez reclamou que não tinha espaço na mídia. Deixe-me ver se entendi: a pessoa aparece no Programa do Jô Soares e no Programa do Ronnie Von e diz que não tem espaço na mídia. Não sei nem o que dizer, uma pessoa dessas tem problemas de memória e interpretação.