Microsoft Equation: escrevendo equações dentro de aplicativos do Microsoft Office

O Microsoft Equation é um ‘pacote’ dentro do Microsoft Office. Não é um programa sozinho, é um pacote que possibilita que equações sejam inseridas dentro de um documento do Microsoft Word ou de uma apresentação do Microsoft Power Point, por exemplo.

Não é nenhuma novidade. Uso o Microsoft Equation há bastante tempo, não lembro desde qual versão do Microsoft Office ele está disponível, mas é um pacote que gosto bastante e uso com frequência impressionante.  Além disso, é um pacote que algumas pessoas desconhecem.  Por desconhecerem, acabam escrevendo equações no Paint ou de outra forma no maior estilo ‘gambiarra’. O Microsoft Equation deixa sua equação mais profissional, lembrando os padrões dos livros impressos.

As equações escritas usando o Microsoft Equation ficam super profissionais

Para inserir uma equação do Microsoft Equation, clico em Inserir>Objeto>Microsoft Equation. No Microsoft Word do Microsoft Office 2007, por exemplo, é assim:

Exemplo no Microsoft Word. É bem parecido no Microsoft Excel ou no Microsoft Power Point.

 

A grande vantagem de escrever uma equação usando o Microsoft Equation é que raízes, potências, módulos, parênteses, integrais, derivadas, etc, ou seja, qualquer operação matemática, está disponível para utilização. Até as letras gregas estão disponíveis:

Janela que se abre quando a opção “Microsoft Equation” é selecionada, conforme instruções acima. Cada item da barra de ferramentas apresenta mais opções, desde as operações matemáticas básicas até as “setinhas” dos vetores, símbolo de somatória, integral, derivada, divergente, etc.

 

O Microsoft Equation possibilita que você escreva equações mais difíceis e relativamente mais complexas:

Equação da vorticidade com as seguintes simplificações: fluido isotrópico, incompressível e forças conservativas.

Não estou ganhando nada da Microsoft (mas eu aceito, viu…rs), estou divulgando este pacote porque eu realmente o utilizo bastante e gosto dele. Agora mesmo estou trabalhando em um projeto com o objetivo de preparar aulas de matemática e ele está sendo bastante útil, deixando o material bem mais bonito e claro.

Em algumas instalações do Microsoft Office, ele não está disponível. Não há problema: basta ter o CD de instalação e seguir esses passos.

Boas equações 🙂