O que fazer com CD’s velhos e suas caixinhas?

Nos anos 90 e início dos anos 2000 a maioria das pessoas tinha muitos CD’s em casa. E cada CD vinha com uma caixinha de acrílico. Com o tempo, percebeu-se que os CD’s ocupavam muito espaço. Muitos optaram por porta-CD’s mais compactos. Hoje em dia o CD está praticamente aposentado. Quando faz-se back up de informação, normalmente utiliza-se um HD externo ou qualquer tecnologia semelhante, com maior capacidade de  armazenamento de informação e bem mais compacta.

Sendo assim, tenho certeza que muita gente tem muitos CD’s e caixinhas de CD em casa e não sabe o que fazer com este material.Devo dizer que este material é reciclável (veja informações aqui), ou seja, você pode dispensar nas lixeiras de lixo reciclável. Se não quiser jogar fora (depositando na lixeira de recicláveis, não se esqueçam!), você pode fazer alguns projetos muito interessantes.

Encontrei o projeto acima nesse site e eu gostaria muito de fazê-lo. Para fazer esta linda estufa de plantas, foram utilizadas 40 caixinhas de CD, do modelo que é totalmente transparente. O tutorial do site está bem explicadinho. Estufas são muito úteis para pessoas que gostam de jardinagem e precisam cuidar de algumas plantas que precisam de mais calor, principalmente plantas que são pouco adaptadas ao inverno em cidades com invernos mais rigorosos.

Achei uma versão “mini” do projeto acima:

Encontrei aqui. Ideal para proteger pequenos brotos. E no mesmo site, achei uma versão divertida:

Sabe aqueles CD’s promocionais de algum tempo atrás, que vinham em caixinhas de cores diversas? O exemplo acima é uma ideia super divertida do que podemos fazer com eles. Continuei pesquisando e encontrei um site com 11 ideias muito boas. Abaixo, minhas favoritas:

 

Dá para fazer um porta-trecos também:

Que tal um descanso para copos? É simples! O CD pode ser revestido por feltro, outros tecidos, papel marchê, tinta, linha, crochê, etc:

A ideia acima, com tecido estampado de vaquinhas, eu achei aqui. Você pode procurar um tecido com motivos natalinos e fazer porta-copos para sua mesa de natal.  Achei um passo-a-passo  aqui.

Também encontrei uma ideia semelhante com um produto a venda na Elo7. A idéia é ótima porque recicla também sacolinhas plásticas, já que o revestimento dos CD’s são crochê usando sacolinhas. Talvez não combine com um jantar mais formal, mas achei a ideia otima para usar em torno da churrasqueira, numa casa de praia ou num sítio.

E já que falei em Natal, também dá para fazer enfeites para sua  árvore!

Gostaram?