Você sabe o que é nefologia?

Nefologia é o estudo das nuvens. E nem o Google sabe o que é isso, já que ele sugere que você tenha digitado errado e na verdade esteja procurando o significado de nefrologia. A verdade é que é um termo bem pouco usado. Aqui no Meteorópole sempre me referi a classificação de nuvens, por exemplo.

Confesso para vocês que conheci esse termo recentemente. Tudo começou quando eu estava conhecendo alguns instrumentos meteorológicos antigos. Um deles chamou minha atenção, era o nefoscópio:

O nefoscópio era usado para acompanhar o movimento das nuvens. A palavra nefoscópio é de origem grega:  néphos, «nuvem» +skopeĩn, «observar» +-io. Depois de conhecer esse instrumento que é bem menos utilizado nos dias de hoje, já que as imagens de satélite e os radares facilitaram muito o acompanhamento de qualquer sistema meteorológico, acabei fazendo uma pesquisa e encontrei este ótimo site. Sabe quando o Ash Ketchum consulta a Pokédex para descobrir o nome do pokémon que ele acaba de avistar?

Olhem só as referências…rs

Então, os meteorologistas consultam fotos de outras nuvens para determinar a classificação daquela nuvem que estão avistando em um determinado momento. As Estações Meteorológicas e os estudantes de meteorologia normalmente usam o Atlas de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial. Algumas estações acabam construindo seu próprio acervo de fotografias, com o que registram ao longo de anos de operações. A Estação Meteorológica do IAG-USP possui uma conta no Flickr, onde posta fotografias relacionadas a meteorologia.

Mas voltando ao ótimo site que eu disse ter encontrado: trata-se de um completo guia online de nuvens, descrevendo as características visuais de cada uma e listando as siglas internacionamente utilizadas.  É uma iniciativa de Martin John Callanan, um artista que uniu arte e ciência nessa interessante e importante iniciativa.