Eles querem resfriar o planeta!



Em algumas ocasiões, atendo grupos de alunos. Dou uma palestra sobre meteorologia geral, onde falo sobre furacões. O Golfo do México é uma área que favorece o fortalecimento dos furacões pois possui água do mar com temperatura naturalmente elevada. Nunca vou esquecer uma ocasião em que mencionei isso e ouvi o seguinte:

– Professora, e se eu colocasse um cubo de gelo gigante no Caribe?

Eu ri muito e disse que era uma boa idéia. Brinquei com o aluno sobre o custo desta empreitada, mas ele achou que seria fácil. Adoro crianças, sempre tem idéias muito interessantes 🙂

Lembrei desse causo porque essa semana li uma notícia com idéias de como resfriar o planeta. Nosso planeta está esquentando, resultado de nossas ativividades industriais, pecuaristas, agrículas e de locomoção, que liberam gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o CO2. Além disso, nossas grandes cidades concentram muito concreto, que alteram os fluxos de radiação. Facilmente notamos que uma área vegetada é mais fresca e agradável do que o centro de uma grande cidade, onde há apenas concreto e asfalto.

A maioria das ideias apresentadas são bem visionárias, mas destaco uma que é totalmente possível e já é aplicada em diversos locais. Pintar tenhados de branco, por exemplo, é algo simples e bastante eficaz. Hoje em dia fala-se muito também em telhado verde, uma idéia que ganhou bastante força com decoradores e arquitetos. Os telhados verdes não são tão eficientes em refletir a luz solar como os telhados pintados de branco, mas podem deixar o ambiente mais fresco através da evapotranspiração das plantas.

Untitled-1.indd

Pintar o telhado é apenas uma ideia, mas a verdade é que precisamos mudar nossa atitude amplamente. Usar o transporte coletivo (e lutar pela melhoria desse serviço em sua cidade), consumir menos, desperdiçar menos, reciclar seu lixo e fazer outras escolhas inteligentes. Precisamos nos esforçar para fazer algo pelo planeta. Como muitos de meus leitores são professores, sempre faço um apelo: ensinem seus alunos a amarem e respeitarem nosso mundo.