Altocumulus ou Stratocumulus?



[testimonial company=”Juiz de Fora-MG” author=”Renan Tristão”] “Na segunda foto, feita hoje, creio que as nuvens são do tipo Altocumulus.” [/testimonial]

100_1695

Renan, você me deixou na dúvida. Podem ser Altocumulus (Ac). Mas também podem ser Stratocumulus (Sc).

Normalmente, os observadores de nuvens fazem o seguinte: apontam o polegar para um elemento da camada de nuvens (para um desses rolinhos individuais). Se a nuvem for mais ou menos do tamanho do polegar, é Altocumulus. Se for maior que o polegar, aproximando-se do tamanho de sua mão, então é Stratocumulus.

Essa regrinha dá certo por um motivo muito simples: Ac são nuvens médias e estão localizadas em alturas superiores a 3000m. Por outro lado, Sc são nuvens baixas, localizadas em alturas abaixo dos 3000m. E sabemos que objetos mais próximos parecem maiores (não significa que são necessariamente maiores).

Nuvens em diferentes alturas
Nuvens em diferentes alturas

Sendo assim, você me pegou! Não sei dizer se são Sc ou Ac. Há outros indicativos também. Por exemplo, se uma frente fria está se aproximando, muito provavelmente trata-se de uma nuvem Ac. As nuvens Ac normalmente aparecem no dia seguinte após o surgimento dos primeiros Ci ou Cs que indicam a aproximação de uma frente fria.

Nuvens ao longo de uma frente fria. Reparem que a área com ar quente (São Paulo-SP, no nosso caso) possui nuvens tipo Cs (Cirrostratus) no céu. Fonte: adaptado de Thomson Higher Education
Nuvens ao longo de uma frente fria.  Fonte: adaptado de Thomson Higher Education

Por outro lado, se a fotografia foi tirada num horário próximo do por do Sol, após um dia com bastante nuvens Cumulus no céu, muito provavelmente trata-se de uma nuvem Sc. Normalmente, quando nuvens Cumulus ou Cumulonimbus começam a se desfazer, elas ‘transforma-se’ em nuvens Sc.

Obrigada pela foto, Renan!