Documentário recomendado – Jornada ao centro da Terra

Quando o genial e pioneiro Julio Verne escreveu “Viagem ao centro da Terra”, usou a imaginação para descrever uma possibilidade: como seria possível conhecer o interior da Terra?
Atualmente, os geofísicos podem conhecer o que o interior da Terra reserva sem cavar um buraco sequer. Para isso, usam métodos indiretos de exploração da superfície, por exemplo, enviando ondas eletromagnéticas e esperando seu retorno. Ainda assim, há aquela curiosidade em ver as surpresas que o interior da Terra aguarda.
O filme O Núcleo (2001), também usa a ficção científica para descrever como seria uma viagem ao centro da Terra. O resultando nem sempre é cientificamente correto, como explica este ótimo site. No entanto, é um daqueles filmes com efeitos especiais interessantes e que garante 2h de entretenimento.

Mas o que quero com este post é recomendar um documentário muito interessante do The History Channel, chamado “Jornada ao Centro da Terra”. Encontrei ele no Youtube, dublado em português:

Segundo a descrição do vídeo:

Ótimo documentário feito pelo canal History Channel, que nos levará a uma incrível viagem rumo ao centro da terra, no núcleo terrestre, a terra é composta por 3 camadas, a crosta terrestre que vai de 30 a 70 km de diâmetro, depois o Manto, uma camada pastosa devido a alta temperatura, e o núcleo, interno e externo, nele as temperaturas podem chegar até a 6000 graus, para se ter uma ideia, essa é a mesma temperatura da superfície do sol, estas e muitas outras curiosidades serão mostradas neste belo documentário.

Eu gostei muito! A produção é enriquecida com efeitos especiais, bastante didáticos. Além disso, como a maioria dos documentários do THC ou do Discovery, sempre ouvem um grupo de especialistas no assunto, o que garante que a informação transmitida possua qualidade. Preparem as pipocas e bom programa!