LifeStraw – o filtro portátil

lifestraw

Encontrei uma novidade muito interessante nessa página do Facebook.

Sabemos que a água é um recurso escasso em muitos países pelo mundo. A água considerada boa para beber, a água potável, é um recurso ainda mais escasso.

Esse interessante canudo azul, que as pessoas estão usando nas imagens acima, chama-se LifeStraw. Poderíamos traduzir o nome como ‘Canudo da Vida’. O LifeStraw pode remover até 99,99999% das bactérias e filtrar até 1000l de água.

Estima-se que 884 milhões de pessoas não tenham acesso a fontes limpas de água. Como somos aproximadamente 7 bilhões no mundo, então concluímos que 1 em cada 12 pessoas não tem acesso a água potável!

De acordo com os fabricantes do LifeStraw, o canudo permite que a água seja bebida diretamente de qualquer rio, lago ou açude, como vemos na foto que abre o post.

É uma invenção maravilhosa e que já recebem diversos prêmios por aí, mas especialistas fazem algumas críticas. Paul Hetherington, da WaterAid, critica o preço do produto, que ele considera ser muito caro. O preço do produto, segundo este artigo, é $3.50. Três dólares e cinquenta centavos pode ser pouco para você, mas lembre-se que há pessoas que recebem menos de $1.00 por dia. Também devemos lembrar que por motivos de higiene, esse canudo é para uso individual. Então, cada membro de uma família precisa ter seu próprio canudo, e há famílias extremamente numerosas em alguns países em desenvolvimento.

Além disso, ele diz que esse canudo é apenas um paliativo. Segundo Hetherington, o importante é possibilitar o acesso a água de qualidade e melhorar as condições de saneamento básico para todas as pessoas. No entanto, há algumas organizações que doam esses canudos para pessoas carentes em países em desenvolvimento.