Petição para que os E.U.A adotem o sistema métrico.



541759_527903903897292_593103810_n

 

Recentemente, vi no Facebook, que estão realizando uma petição oficial no site da Casa Branca, pedindo para que o governo adote o Sistema Métrico.

O que eles chamam de Sistema Métrico pode ser estendido como Sistema Internacional, pois além de não adotarem a unidade m (metros) e seus múltiplos, eles também não adotam °C para temperatura, como mencionei nesse post. Os meteorologistas sofrem com essas diferenças de unidades, já que precisamos a todo momento converter °F em °C, in de chuva em mm de chuva, knot em m/s  e vice-versa, quando obtemos ou fornecemos dados. Além dessas unidades mencionadas, os norte-americanos usam outras unidades completamente sem sentido para massa: ounces e pounds, ao invés de gramas e seus múltiplos.

A figura que abre a postagem mostra uma comparação entre o o sistema imperial (nome dado a este estranho sistema adotado pelos E.U.A.) e o sistema internacional. Enquanto com o sistema métrico você pode facilmente converter de m para mou de kg para g (por exemplo), usando a base 10³, o sistema internacional exige contas complicadas e que não podem ser feitas rapidamente sem o uso de uma calculadora.

A figura que abre a postagem também compara as escalas de temperatura, além de criticar a maneira que a data é expressa nos E.U.A. Na maioria dos países do mundo, temos o formato DD/MM/AAAA, enquando nos E.U.A usam o formato MM/DD/AAAA e isso é especialmente irritamente para os meteorologistas e para os programadores. Inclusive quando fico muito tempo programando, atualizando bancos de dados em MySQL por exemplo, pego um tipo de vício e começo a escrever a data da maneira MM/DD/AAAA. No entanto, é muito mais lógico escrever em ordem crescente DIA<MÊS<ANO. Faz muito mais sentido e é mais organizado, conforme ilustrado pelas pirâmides.

Seria muito melhor se padronizassem todas as unidades. Se você é brasileiro e mora nos EUA, sugiro que assine a petição!

Os únicos países que não adotam o Sistema Internacional são Libéria, U.S.A e Mianmar/Burma. Inacreditável!

800px-Non-Metric_User.svg
Países que não usam o sistema métrico. Fonte: Wikimedia Commons