Top 10 – Micos na Previsão do Tempo

Todo telejornal tem o momento da previsão do tempo. E em muitos casos, o apresentador da previsão do tempo é uma pessoa que faz apenas isso. O formato de telejornal mais tradicional sempre conta com dois apresentadores na bancada e um terceiro apresentador da previsão do  tempo. Em alguns casos, há ainda um quarto indivíduo para falar apenas de esportes.

Lembrando que a pessoa que apresenta a previsão do tempo da TV em geral não é um meteorologista. Em alguns países, meteorologistas também fazem esse trabalho. No Brasil, muitos meteorologistas participam em programas de rádio.

Telejornais são em geral ao vivo (exceto por aquele telejornal que é repetido infinitas vezes nas manhãs do SBT). Sendo assim todo tipo de imprevisto pode acontecer. Selecionei abaixo 10 situações inusitadas, mas se você conhecer alguma que não listei, contribua nos comentários 🙂

10 – Apresentadora não consegue parar de rir:

Em um telejornal alemão, antes de entrar o mapa da previsão do tempo, talvez por algum engano entrou o mapa de um sujeito que está cochilando (ou finge cochilar). Como não entendo nadinha de alemão, não sei se o dorminhoco é outro dos apresentadores do jornal. Só sei que a apresentadora começou a rir sem parar:

09 – Invisible man

Algum erro no equipamento do estúdio de TV fez com que o apresentador virasse the shadow man, the invisible man e finalmente: the weather man.

O que mais me impressiona no vídeo é sua idade: é um feito de 1988. Naquele tempo (caso você tenha menos de 20 anos), usavam video-cassetes para gravar programas de TV. Que tipo de pessoa grava a previsão do tempo? Bom, pode ser do acervo pessoal do próprio apresentador.

 

08 – Pretty much everywhere, it’s gonna be hot!

Esse cara sabe fazer um resumo e aproveitar o escasso tempo da televisão. E pensando bem, deve ser bem simples apresentar a previsão do tempo de um país com território pequeno, como é o Haiti. Resumindo: vai ser quente pra caramba em todo lugar.

A apresentadora conclui: “Então não vou precisar de blusa?”.

É óbvio, dona  – é o que diz sua risada.

É um vídeo super curto, mas merece estar na nossa lista:

07 – Sob ataque!

O apresentador já tem uma cara bem engraçada e faz algumas piadinhas no ambiente descontraído do telejornal. Aparentemente, ele é alvo constante de bolinhas de papel, caixas, etc. O vídeo abaixo é uma compilação destes momentos:

06 – Previsão do tempo do fim do mundo

Eu estava até considerando colocar essa previsão no primeiro lugar. Coloquei na sexta posição porque foi feito claramente com a finalidade de entretenimento. O apresentador fala em erupção vulcânica devastadora, temperaturas elevadíssimas (embora a escala seja Fahrenheit, que é a usada nos EUA, mas quando ele fala dos vulcões ele fala de valores superiores a 100°C), super tempestade global e Godzilla. É muito engraçado:

 

05 – O Empolgadão

Ok, ele me fez entender que ficaria frio, EXTREMAMENTE FRIO ATÉ MINHA CARNE CONGELAR.

04 – Gato na previsão do tempo

Cheguei a fazer um post sobre este caso. Sutilmente engraçado.

03 – Gatos amam meteorologia!

Já ouvi algumas pessoas dizendo que 90% do conteúdo da internet está relacionado com gatos. Acho que é verdade. Enquanto eu fazia uma pesquisa no Youtube para encontrar o vídeo do item 04, encontrei esse outro gato invadindo a apresentação da previsão do tempo. O caso aconteceu na Alemanha e segundo a descrição do vídeo, ninguém sabe como ele foi parar estúdio. Trata-se do gato de um funcionário que está de férias.

O apresentador não conseguiu resistir e pegou o bichano no colo assim que notou sua presença, continuando seu trabalho desta maneira:

Parece que ele não é o único apresentador de previsão do tempo que declarou seu amor pelos gatos ao vivo. Veja este aqui.

02 – Meteorologistas engraçadinhos

Eu trabalhei um tempo em uma empresa de previsão do tempo. Uma de minhas tarefas era dar uma verificada nos mapas que os programas de computador geravam automaticamente. Esses mapas eram desenhados e coloridos especialmente para aparecer em um telejornal no horário nobre. Como os programas de computador podem apresentar erros numéricos de interpolação (ou alguém pode entrar com um parâmetro errado), sempre verificávamos. Normalmente, a verificação era feita por dois meteorologistas.

Lembro uma vez em que terminei um mapa e depois que enviei para a segunda revisão, vi um ‘poço’ em azul num certo ponto entre Maranhão e Piauí. Explico: as temperaturas em  volta estavam mais quentes (segundo o modelo de previsão do tempo) e nesse ‘poço’, estavam algo como 2°C mais baixas. Isso fazia com que a escala de cores deixasse uma mancha azul no mapa, destacando-se em meio aos tons quentes. Tentamos corrigir o problema, mas lembro-me de alguém ter me dito que aquele mapa nunca usavam aquele mapa, pois sempre escolhiam um mapa que pegava toda Região Nordeste, algo assim.

Pois bem, cheguei em casa. De noite, liguei a TV naquele telejornal. E vi que meu mapa com uma horrível mancha azul foi usado. Aquele mapa nunca era usado, mas naquele dia, resolveram usar! Felizmente não mencionaram nada sobre a mancha azul e minha mãe disse que eu devo ter sido a única pessoa a observar aquilo..rs. Mas hoje sei que poderia ter sido pior, muito pior, se eu tivesse um senso de humor adolescente ou se o computador resolvesse pregar uma grande peça conosco.

No caso abaixo,  que não trata-se de um mapa de temperatura  mas sim de probabilidade de tempestades, a mancha sobre o mapa adquiriu uma forma fálica. É provavelmente um dos micos mais famosos da previsão do tempo.

01 –  La cucaracha

Esse também é um dos vídeos de gafe de previsão do tempo mais famosos. O apresentador realmente morre de medo de barata.