Quem foi Mary Leakey?

mary_leakeys_100th_birthday-1026006-hpOntem, o Doodle (animação/ilustração de abertura do buscador Google) homenageou uma grande cientista.  Mary Leakey foi uma antropóloga e arqueóloga que descobriu os primeiros fósseis do gênero de primatas Proconsul, que viveram de 14 a 18 milhões de anos atrás. Os proconsules não possuiam caudas, mas tinham traços muito semelhantes aos chimpanzés, por exemplo.

O pai de Mary era pintor e viajava o mundo retratando paisagens. Mary acompanhava o pai e desenvolveu logo cedo o gosto por aventura. No blog Uma Mãe das Arábias já escrevi alguns posts sobre a importância das atividades ao ar livre na educação das crianças. Mary certamente foi um exemplo prático: a vida ao ar livre na infância influenciou em seu trabalho.

Papais e mamães, deixem suas filhinhas se sujarem! Deixem-nas participar de atividades ao ar livre. Ela não precisa (e nem deve) ser princesinha-delicada-barbie. Coloque roupas confortáveis, tênis ou sandálias que facilitem o movimento e as explorações ao ar livre.

Quero que o mundo tenha mais cientistas 🙂