Cb em Juiz de Fora – MG



[testimonial company=”Juiz de Fora-MG” author=”Renan Tristão”] “Oi, Samantha! Hoje estou te enviando mais duas fotos interessantes que tirei há pouco. O verão está perto de terminar, mas a estação ainda rende boas fotos de magníficas Cumulonimbus. A temperatura era de 31,9ºC às 13h quando o céu começou a encher de nuvens. 1h depois eu fiz estas duas fotos, e alguns minutos depois veio o temporal e a temperatura caiu para apenas 21,2ºC. O acumulado foi de 07,2mm. ” [/testimonial]

 100_1873

100_1874

O Renan é meteorologista amador, mora em Juiz de Fora – MG e possui uma estação automática funcionando em sua própria casa (leia o texto aqui). Ele sempre manda fotos muito boas para o Meteorópole. Além de bem tiradas, permitem que alguns conceitos interessantes de Meteorologia sejam explorados. Por exemplo, nessa foto, discutimos como identificar no céu nuvens Stratocumulus e Altocumulus.

Essas fotos de nuvens Cumulonimbus (Cb) enviadas pelo Renan (ele tirou as fotos no último dia 10) nos mostram como o aquecimento da superfície faz com que as nuvens fiquem cada vez mais carregadas. Essas nuvens de tempestades de verão são formadas por convecção: a radiação solar aquece a superfície da Terra. A superfície da Terra aquece o ar localizado nos primeiros metros acima dela. Esse ar aquecido é mais leve e sobe pela atmosfera. Chamamos estas parcelas de ar aquecido de termas. Aposto que muitos já observaram algumas espécies de aves, como urubus, voando sem bater asas em dias de calor. Essas aves se aproveitam dessas correntes de ar ascendente.  Os ultraleves e asa-deltas também aproveitam-se das termas.

O vapor d’água (que é um gás que faz parte da composição da atmosfera, lembrem-se!) contido nessas parcelas de ar condensa-se ao encontrar temperaturas mais baixas. A parcela de ar quente vai subindo e vai encontrando temperaturas mais baixas enquanto sobe pela troposfera, que é a primeira camada da atmosfera, onde ocorrem os tipos de nuvens mais comuns:

Adaptado para o português de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition
Camadas da atmosfera. A troposfera é a camada mais alta. Adaptado de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition

Os tipos de nuvens mais comuns são esses da famosa figura abaixo, que já usei em inúmeros posts (a figura é linda e bem didática, sempre vale a pena repeti-la):

Nuvens em diferentes alturas
Nuvens em diferentes alturas