Céu laranja? Como assim???

[testimonial company=”Juiz de Fora-MG” author=”Renan Tristão”] “No anoitecer de hoje, dia 13/03, aproximadamente entre 18h e 18:30, o céu da minha cidade, Juiz de Fora, ficou num colorido raro de se ver. Parecia a atmosfera do planeta Marte. Estava completamente alaranjado!  Como se não bastasse, um enorme Cumulus nimbus havia acabado de passar e trazia
relâmpagos por entre as nuvens. Também um lindo arco-íris se formou. Tudo ao mesmo tempo! A que se deve este fenômeno? Fico no aguardo de uma postagem no Meteorópole” [/testimonial]

Juiz de Fora amarela

Juiz de Fora amarela dia 13-3-13 (2)

Juiz de Fora amarela dia 13-3-13

 

 

O Renan é um colaborador rotineiro aqui do Meteorópole. Sempre traz fotografias e informações que enriquecem as discussões. O último post da série ‘Imagem dos Leitores’ também teve contribuição dele (leia aqui). Renan é meteorologista amador e possui uma estação meteorológica em sua própria casa em Juiz de Fora-MG (leia mais aqui).

Além de lindas, as imagens mostram um fenômeno interessante que acontece durante o nascente ou durante o poente. Chama-se Espalhamento Mie. O Espalhamento Mie ocorre quando as partículas suspensas na atmosfera tem o mesmo comprimento de onda da luz que está sendo espalhada. Poeira, pólen, minúsculas gotículas de água são as principais responsáveis pelo espalhamento mie, afetando comprimentos de onda maiores, que correspondem às cores laranja e vermelho. Esse fenômeno ocorre mais intensamente na baixa atmosfera e em baixas altitudes, onde essas partículas são mais abundantes. Em locais de altitudes mais elevadas, o céu costuma ser mais azul, porque a quantidade de partículas que provocam o espalhamento Mie costuma ser menor. A foto abaixo foi tirada pelo meu tio em Tunari, Bolívia (quase 4000m de altitude).

Tunari, Bolívia

Durante o pôr-do-Sol, a luz solar passa por uma camada maior na atmosfera, interagindo com mais partículas. O espalhamento Mie torna-se dominante, deixando o céu com uma coloração alaranjada-avermelhada.
Este é um assunto bem mais abrangente. Eu precisaria falar também sobre um outro tipo de espalhamento que ocorre na atmosfera, o Espalhamento Rayleigh (que explica o nosso lindo céu azul). Para não tornar o post cansativo, para por aqui. No entanto, suas perguntas sempre são bem-vindas. Alguns leitores reclamaram que não respondi suas perguntas. Peço que perguntem novamente. Procurei as perguntas em meu e-mail, mas não as encontrei, desculpem :(.

Bibliografia Recomendadíssima:

Post sobre cores no céu: http://meteoropole.com.br/2011/12/cores-no-ceu/

http://www.on.br/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf

O link abaixo possui experimentos que podem ser realizados por alunos de ensino médio ou de licenciatura. Podem também ser adaptados, para serem apresentados a alunos de Ensino Fundamental:

http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/323501.pdf

http://resenha-on.blogspot.com.br/p/as-cores-do-ceu.html