Dia Meteorológico Mundial – 23 de março



Era para eu ter escrito este texto na última sexta-feira e era para ele ter ido ao ar no sábado. Acontece que eu cheguei em casa bem cansada na sexta-feira e viajei no fim de semana. Eu fui comemorar o Dia Meteorológico Mundial 🙂
Cartaz

Todos os anos, a Organização Mateorológica Mundial escolhe um tema para representar o Dia Meteorológico Mundial daquele ano. Em 2012, o tema era “Meteorologia e Energias Renováveis”.

O tema de 2013 foi “Observando o tempo para proteção da vida e do patrimônio”. As palestras que assisti foram ótimas. Prof. Dr. Mariana Giannoti, da Escola Politécnica, falou sobre o uso da tecnologia e de esforços multidisciplinares em todas as fases de um desastre natural. Ou seja, a tecnologia pode ser empregada desde a fase de mitigação do desastre até a fase de reconstrução da área afetada. Ela faz parte de um grupo chamado CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres), recém-criado na Escola Politécnica. Deste grupo, fazem parte meteorologistas, geólogos, geógrafos, engenheiros, psicólogos, etc. É um grupo que pretende atuar junto com a Defesa Civil, fornecendo técnicas e produtos para que os profissionais da Defesa Civil possam atuar em desastres.

A segunda palestra foi com Prof. Dr. Giovanni Dolif Neto, meteorologista bastante conhecido na academia e na mídia. Giovanni sempre faz participações na Globo News. Giovanni falou do trabalho do meteorologista e em seu discurso valorizou os esforços dos profissionais e dos professores que nos formaram.

Depois das palestras, assisti uma linda apresentação do Trio Enrosque e de dois bailarinos de tango. O repertório do Trio Enrosque é o tango tradicional. Não conhecia muito sobre este estilo musical e adorei conhecer. A simpatia dos músicos e dos bailarinos é contagiante.

No período da tarde, assisti uma palestra do Grupo de Estudos Climáticos, falando sobre a previsão climática para o trimestre MAM/2013, ou seja, o outono. Daqui em diante participarei dessas palestras com mais frequência e contarei sobre os resultados para vocês.

E falando em Dia Meteorológico Mundial, ajudei a jornalista Camila Soares, do Portal Terra, a elaborar esta reportagem bem legal, que fala um pouco sobre o trabalho do meteorologista. Recomendo 🙂