Recomendações do dia

1) Já ouviram falar da Educopedia? Segundo o site do projeto:

Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.

Eu participei de uma pequena parte das revisões deste projeto (disciplina de matemática). Agora vou falar com minhas palavras o que você pode fazer com o conteúdo da Educopedia:

– Professor: você pode usar o conteúdo do site (ensino fundamental) para preparar as suas aulas ou recomendar como material de apoio para seus alunos;

– Alunos: pode usar como material de complemento. Pode usar também como material de apoio. Todos os anos, as escolas técnicas estaduais e federais abrem vagas. Na minha opinião, o material da Educopedia pode ser usado para estudar para estes vestibulinhos.

Recomendo 🙂

2) Desconstruindo Nova York: documentário que conta a história da Cidade de Nova York, uma humilde colônia holandesa que transformou-se na maior metrópole do Mundo.

3) Diário de Classe. Famoso projeto de Isadora Faber, menina de 13 anos que denuncia as irregularidades em sua escola. Acho que já recomendei a página dela aqui no Meteorópole (e a internet inteira já recomendou!), mas eu estava vendo a página hoje e percebo o quanto essa menina cresceu. Ela já escrevia bem, mas melhorou ainda mais sua forma de escrever. Está mais articulada e cada vez mais inteligente. Ela também faz denúncias de irregularidades em seu município e em seu Estado, Santa Catarina. Seu projeto ficou tão famoso que hoje ela é convidada para participar de workshops e seminários. Que sua ideia  sirva de inspiração e outros alunos possam realizar projetos semelhantes, divulgando os problemas de sua escola e município. Parabéns mais uma vez, Isadora!