Dicas para quem quer estudar meteorologia por conta própria



Hoje eu tenho duas dicas muito boas para estudar meteorologia e uma dica muito bacana para quem é meteorologista amador ou pretender ser.

1. Curso de Introdução a Meteorologia da Universidade de Yale: no Youtube

A Universidade de Yale disponibilizou vários cursos em seu canal do Youtube. Um desses cursos me interessou bastante e a dica foi do querido Rafael Toshio. É um curso de Introdução a Meteorologia. O vídeo abaixo é a introdução do curso e é muito bom. O professor é Ron Smith. Mais materiais sobre os cursos podem ser obtidos na página da Open Yale Courses.

 2. Consultando Reanálise do NCEP.

A maioria dos meteorologistas deve conhecer as reanálises do NCEP. O Renan Tristão me apresentou esse site muito bom, em que alguns variáveis da reanálise pode também ser consultado. O site apresenta também análises e informações voltadas principalmente para Portugal. Recomendado.

3. Seja um meteorologista amador!

Você tem uma pequena estação meterológica em sua casa ou escola? De vez enquando você mede a temperatura do seu jardim? Você montou um pluviômetro com seus alunos?

Se você faz alguma observação meteorológica cotidianamente ou esporadicamente, vai adorar a iniciativa da Estação Meteorológica do IAG-USP. O Programa Meteorologista Amador está em fase beta e tem como objetivo incentivar que meteorologistas amadores postem suas observações, criando uma pequena rede para esta finalidade. Informe-se e cadastre-se!