Hoje é Dia da Terra

O doodle de hoje é muito bonitinho e foi feito para homenagear o Dia da Terra:

Dia-da-Terra-2013-_-Google-DoodleA imagem acima não diz muita coisa, já que o doodle é animado. Ao clicar na figura, vemos o passar dos dias, o movimento das nuvens, os peixes no laguinho, vegetação mudando, etc. É muito lindo! Já fizeram um vídeo com a animação completa:

“O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa – e nossa sobrevivência no futuro”, diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Dia da Terra foi oficialmente criado pela ONU em 2009, mas a comemoração é bem mais antiga. Na década de 1970, hippies engajados já realizavam esta comemoração, em protesto a sociedade de consumo norte-americana, centrada no automóvel. Os automóveis naquela época poluiam muito mais e as pessoas os utilizavam sem nenhuma preocupação ou conscientização. Eu me pergunto se hoje há aluguma preocupação ou conscientização. Muito pouco mudou!

Um outro marco que conta a história desta data foi o terrível vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Congressistas norte-americanos, principalmente o senador Gaylord Nelson, e a população se mobilizaram, com discussões e protestos em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Várias escolas e universidades organizaram manifestações. O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. Abaixo, um documentário com 12 partes sobre a data: