Popeye – O Meteorologista

Minha queridíssima colega Cátia Braga (@CatiaBraga), que trabalha no Cemtec, me mandou um link para um desenho do Popeye em que ele é um meteorologista e Brutus quer roubar seu emprego.

Eu adoro desenhos animados. Quando criança, meus favoritos eram Tom e Jerry, Pica-Pau, Jem e as Hologramas e Jetsons. Confesso que nunca fui fã do Popeye, achava o desenho meio estranho rs. Como eu assistia poucas vezes, eu não me lembrava desse episódio.

Em adorei o desenho. É muito engraçado e retrata nossa profissão de maneira bem divertida. E confesso que há alguns pontos bem verdadeiros. Separei alguns pontos interessantes do desenho:

– Popeye tem um escritório onde faz a previsão do tempo. É assim mesmo! Há empresas privadas, com vários escritórios e estações de trabalho, onde meteorologistas fazem a previsão do tempo, com o auxílio de uma equipe que conta com outros profissionais também: jornalistas, secretários, profissionais de tecnologia de informação, etc.

– Popeye é criticado porque erra a previsão, hahahaha. Isso é rotina da vida dos meteorologistas, embora as previsões tenham melhorado muito a qualidade desde a época em que o desenho foi feito.

– Brutus quer roubar o emprego de Popeye e para isso, torce pelo seu fracasso como previsor. Esse tipo de coisa infelizmente ocorre em todas as profissões e em todos os ambientes de trabalho. A luta contra a inveja tem que ser diária. E essa luta é contra a inveja que você sente (remova esse sentimento, só faz mal!) e para não se abalar com a inveja que sentem de você.

– O relógio marca um certo horário e faz um barulho. Popeye sabe que precisa fazer a previsão. A vida do meteorologista operacional é bem assim: horários bem rígidos para cumprir, para finalizar a previsão, para enviar o texto para os telejornais, para entrar ao vivo em rádios, etc.

– Os métodos de previsão do tempo de Popeye são bem interessantes: ele observa se está com dores nas costas e nos calos. Depois, ele gira uma ‘roda do tempo’. Algumas pessoas realmente acreditam que a previsão é algo aleatório, que há um roleta, um bingo, uma bola de cristal, etc. Mas nós já sabemos que não é bem assim.

– Olívia Palito toda fashionista quer que a previsão de tempo bom seja verdadeira porque quer usar seu chapéu novo. A previsão do tempo ajuda a planejar nossa vida até em aspectos pequenos.

– O apresentador da previsão do tempo é Dudu. Aqui vemos uma separação entre as duas funções, o que de fato ocorre!

– Como apenas torcer pelo fracasso não é suficiente, Brutus decide sabotar. E faz semeadura de nuvens com pimenta e naftalina . Brutus, semear nuvens não adianta nada! E usam outros produtos! humpf!

– A sabotagem de Brutus funciona. As nuvens espirram e chove! Achei bem divertido 🙂

– O chapéu de Olívia estraga, fica resfriada, revoltada, xinga Popeye e nesse momento temos uma revelação: a dona da empresa é ela. Ela demite Popeye e contrata Brutus. Ela liga para Brutus na mesma hora. Eu tenho certeza que meus colegas gostariam de oferecer ofertas de emprego com esta facilidade. rs

– Popeye sai desolado pelas ruas, no meio da chuva. Ele percebe então que está chovendo granizo. Mas esperem, é um granizo diferente: é naftalina! Ele então percebe a sabotagem de Brutus.

– Nosso herói coloca espinafre numa caixa d’água. Ele assopra e faz toda água jorrar, como chuva. Chuva verde.

– Olívia (a mais chata do desenho, #teambruxadomar) fica intrigada com a chuva. Como Brutus não previu essa chuva, Olívia a lembra que quando ele assinou o contrato para trabalhar com ela, havia uma cláusula em que ele deveria COMER a previsão caso não acertasse. Olívia faz ele comer a previsão. Brutus então a agride (aliás, é uma das coisas que me incomoda nesse desenho, a Olívia é agredida fisicamente em quase todos os episódios).

– Nosso herói aparece na hora certa a salva Olívia. Ela então devolve o emprego a Popeye, que promete ser mais científico, mas termina com xaveco de quinta categoria.

POPEYE-3