Aprendendo com Siân Lloyd



Eu sigo alguns meteorologistas e jornalistas pelo twitter, a maioria deles colegas e amigos meus daqui do Brasil mesmo. É uma forma de ficar informada sobre o mundo meteorológico e várias vezes eles contribuiram direta ou indiretamente com postagens aqui no blog.

Também sigo meteorologistas argentinos, americanos e europeus. Uma delas é Siân Lloyd, a simpática e dedicada apresentadora galesa de previsão do tempo. Como ocorre em alguns países, Sian não é apenas jornalista: ela é também meteorologista, formada na escola do Met Office (Meteorological Office), que é o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido. Ela apresentou a previsão por alguns anos, mas sua simpatia e seu carisma foram responsáveis pelo seu sucesso além da Meteorologia: Siân apresenta outros programas de TV e também é atriz e faz trabalho voluntário.

Abaixo, um vídeo de Siân apresentando a previsão do tempo:

Aos 54 anos e com muitos prêmios em sua carreira, ela conta algumas de suas dicas de beleza em seu site oficial. Além de contar que frequenta e faz algumas de suas compras em charity shops (lojinhas/brechós com finalidade de arrecadar dinheiro para caridade), ela conta que adora cozinhar para os amigos. É uma mulher famosa que gosta de uma vida simples. Fala também da exigência que um profissional que trabalha na TV tem com relação a aparência.   E ela deixa uma dica de beleza essencial para todo mundo:

 

220px-Siân_Lloyd_(weather_presenter)

Sempre uso protetor solar porque o Sol é um desastre para a pele. É importante lembrar que pele bronzeada é pele danificada. Mesmo dizendo isso, muitas pessoas sentem-se bem bronzeadas, sentem-se coradas e saudáveis, então eu sempre opto por bronzeado falso (nota: acho que ela fala daquele jet bronze) para uma ocasião especial. Há muitos produtos no mercad que garantem um bronzeado que até pessoas de pele clara (Siân é de origem Celta) podem ter um bronzeado natural sem ficarem com a pele alaranjada. Mas de um modo geral, prefiro me proteger bem.

No verão eu escrevi alguns posts sobre proteção solar, contando por exemplo o que acontece quando a gente se bronzeia. Não existe bronzeado seguro! A única forma ‘segura’ é usar produtos que pintam a pele, como Siân falou. São cremes que colorem a pele  ou pós bronzeadores que são usados durante a maquiagem. São soluções temporárias. No entanto eu reflito sobre a necessidade de usar esses produtos. Claro que cada um tem suas preferências pessoais e todos são livres para escolher soluções estéticas que possam fazer sentir-se bem. Mas ainda fico pensando que a indústria quer fazer com que nos sintamos inadequadas ou feias, para então vender uma solução.

As palavras de Siân só reforçam os cuidados que todos devem ter com a pele. Protetor solar ainda é um produto caro e só o seu uso muitas vezes não é suficiente. Devemos nos proteger com chapéus, óculos escuros e roupas.