Divulgação de blog? Você está fazendo isso errado!

Para divulgar o Meteorópole, uso os perfis das redes sociais (@meteoropole e página no Facebook) e blogs e fóruns de pessoas que gostam do meu trabalho também compartilham postagens ou colocam meu link em suas listas. Creio que essas maneiras não são agressivas o deselegantes. Por mais que eu ame meu blog (se eu não amar, quem vai rs), não fico forçando ninguém a visitá-lo. Isso é chato pra caramba! Tenho a impressão que ao invés de atrair leitores, implorar para que as pessoas te visitem tem um efeito contrário. É bastante repulsivo, por melhor que seja o seu trabalho.

Pois bem, por que estou falando essas coisas? Outro dia fiz um comentário em um blog. Faço comentários em vários blogs, por razões diversas. Fora que há blogs que visito diariamente e nem faço nenhum comentário, pois não tenho nada a acrescentar.

E quem não faz comentário em blogs, notícias e postagens do Facebook nos dias de hoje? Acho que quase todo mundo tem esse costume. Ok, alguns exageram, falam besteira, xingam, são hostis e etc, mas o post não é sobre isso. O post é sobre comentários. E aproveito para me auto-criticar: eu gostaria que as pessoas comentassem mais nas minhas postagens, só que eu  comento super pouco nos blogs que gosto. Ou seja: estou pedindo uma coisa que eu mesma não faço. Shame on me!

Bom, dando continuidade ao tema. Outro dia fiz um comentário em um blog X. O dono do blog simplesmente pegou o e-mail que usei para fazer o comentário e me inscreveu em uma newsletter sem minha solicitação! Eu fiz um simples comentário (onde era necesário nome e e-mail) e o dono do blog simplesmente começou a mandar newsletters sem a minha autorização.

Se você reparar, em algum lugar aí da barra lateral, é possível inscrever seu e-mail para receber minhas atualizações. Mas você faz isso se quiser. Para vocês terem uma idéia do que quero dizer, vou mostrar meus últimos e-mails, que recebi na noite de ontem e madrugada de hoje (28 de maio). Olhem isso:

Screenshot

Sim, são NOVE, eu disse NOVE E-MAILS de uma Newsletter que eu não me inscrevi. Estou bem longe de ser especialista em redes sociais ou comportamento na Internet, sou uma mera usuária de ferramentas. No entanto, o bom senso me diz que a) inscrever uma pessoa em uma newsletter sem seu consentimento é muito deselegante b) isso pra mim é spam c) Ao menos mandasse 1 email por dia, com os links para as postagens publicadas naquele dia.

Sem noção, viu!