Documentário sobre “A Guerra dos Mundos”



Em 1898, H. G. Wells publicou “A Guerra dos Mundos”, romance que abalou a Inglaterra, assustando os leitores com a idéia de uma invasão marciana na então rica Inglaterra vitoriana. É uma das obras clássicas da ficção científica. Posteriormente, em 1938, através de uma transmissão de rádio de um programa de Orson Welles, a novela “A Guerra dos Mundos” foi adaptada para a realidade de Nova Jersey e foi narrada com intensa dramatização, o que acabou causando pânico jamais visto em solo americano. No dia 21 de fevereiro de 1949, uma transmissão de rádio em Quito, Equador, também causou pânico na população, que ateou fogo no prédio da rádio quando descobriu que era uma obra de ficção. Quinze funcionários da rádio morreram no incêndio.

O Documentário do The History Channel, Além da Guerra dos Mundos,  fala do planeta Marte no contexto histórico, contando como diferentes civilizações na história da humanidade viram nosso vizinho vermelho. Mitologia e ciência se misturam na Antiguidade. O documentário aborda também ciência, quando os astrônomos concluiram, através de observações, que Marte era um planeta e que assim como a Terra, girava em torno do Sol. Certamente foi o pontapé inicial para que a imaginação das pessoas começasse a criar a possibilidade de que o planeta abrigasse vida.

Em seguida, o vídeo fala da narração feita por Welles e de todo o pânico causado. O pânico foi real: até uma caixa d’água foi alvo de tiros, pois pensaram tratar-se de uma nave espacial. Outros acreditaram que não se tratava de uma ameaça alienígena, mas sim uma ofensiva nazista, que era um medo e uma ameaça real na época.

Recomendo 🙂

Welles mudou o mundo com sua narração. Depois desse episódio, tudo que era relacionado com ET’s e OVNI’s passou a ganhar popularidade. Teorias da conspiração surgiram. É curioso ver como as pessoas associam “A Guerra dos Mundos” apenas à Welles e não a H. G. Wells. Sua adaptação e nerração ficou muito mais famosa que a obra original.

A música Radio Gaga (1983), do Queen, faz um comentário sobre o aumento da popularidade da TV e uma nostalgia com relação ao tempo do rádio. No passado, o rádio tinha um papel central na vida das famílias. Atualmente a maioria das famílias se reúne em torno da TV para assistir a novela das 20h (ou das 21h? não sei rs). No passado, havia programas de rádio, novelas de rádio e noticiários, muito comuns e muito populares. As celebridades da época eram celebridades do rádio.

Na música do Queen, é feita uma referência a “A Guerra dos Mundos”, uma vez que a narração de Welles marcou a história deste meio de comunicação:

You gave them all those old time stars
Through wars of worlds invaded by Mars
You made them laugh, you made them cry
You made us feel like we could fly

O clip da música do Queen foi feito usando trechos do filme Metropolis (filme da 1927).O filme é uma distopia, uma obra de ficção científica que aborda um futuro completamente sem esperança. A história se passa no século XXI. As pessoas vivem em uma grande cidade, dominada por um empresário autoritário. Bom, mas daí é outra história (leia mais aqui). Estou tão empolgada que começo a escrever várias coisas e isso não vai ter fim.

Ouça também Video Killed the Radio Star do The Buggles.