Granizo GIGANTE no Texas



Uma foto tem circulado a meteorosfera (palavra que acabo de inventar). É a deste granizão aqui:

969398_10152814760155510_1470921070_n

Com cerca de 4 polegadas de diâmetro (10,2cm mais ou menos), esse granizo foi publicado por Sean Schofer ontem, em sua página no Facebook. A tempestade responsável por este granizão foi destaque em vários sites. Aqui por exemplo há um compilado de informações e fotografias compartilhadas pelos meteorologistas e pelos moradores das cidades de Granbury, Mineral Falls e região. Um alerta de tornado tambem foi divulgado pelo serviço meteorológico:

BKV-EMzCAAMPR2qO meteorologista Ari Sarsalari (@AriWeather) publicou uma imagem de radar em que ele destaca a região propícia para a formação de tornados:

BKWfvUPCYAANIn_

Aqui, você pode ver fotos do local durante e depois da tempestade.

P.S.: Eu não poderia falar desse assunto sem mencionar os recordes mundiais em tamanho de granizo. Eu escrevi um post apenas sobre este assunto. No caso deste granizão de anteontem do Texas, temos apenas a informação do diâmetro, que é de aproximadamente 10,2cm. Pois saibam que este não foi o maior. No Estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos em 23 de julho de 2010, mediram um granizo com  20 cm de diâmetro, tão grande que dificilmente caberia na palma da mão da maioria das pessoas (ok, sou pequena, se você é grandão, desculpe :-P).