História: Granizo gigante em Jaguariúna em 13/05/1986



Há um local fantástico para conhecer chamado Museu de Meteorologia. Fica dentro do Parque CienTec e está vinculado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.  Esse museu ainda não conta com um site próprio, mas você pode ver algumas fotos e informações na página da Estação Meteorológica do IAG-USP no Facebook.

Uma das coisas mais intrigantes do Museu de Meteorologia é essa “impressão 3D” de um granizo:

c698e8c8c24311e2b7fc22000aa821d1_7

 

Esse granizão caiu em Jaguariúna-SP no dia 13 de maio de 1986. O granizo caiu numa olaria sobre formas com o barro ainda mole. O resultado foram essas impressões em 3D. De acordo com a impressão, o granizo tinha um diâmetro de cerca de 10cm e os relatos são de que ele pesava em torno de 300g.

Preciso confirmar a história, mas quem doou essa raridade foi o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e quem o organizou no acervo do museu foi o Prof. Mario Festa, responsável pelo local.

Quem visitar o Museu de Meteorologia poderá ver de perto 🙂

Lembrei deste granizão quando escrevia esse post. Um dos comentários do Renan me fez prometer um post com esta fotografia.

Impressionante, não? E eu acho que essa foto é inédita na internet :). Publiquei também no meu instagram. Sigam-me: @samanthaweather