Qual o maior floco de neve já registrado?

Eu adoro recordes! Se vocês fizerem uma busca, verão que há diversos posts sobre recordes.

Depois de escrever o último post sobre neve, decidi pesquisar para descobrir qual o maior floco de neve já registrado. E encontrei esse link. Um único floco de neve do tamanho de um disco de frisbee?  Eles dizem que sim. A história conta que em 28 de janeiro de 1887, na localidade de Fort Keogh, Montana, registraram um floco de neve com 38cm de diâmetro! Na mesma ocasião, cristais de gelo do tamanho de uma moeda foram registrados.

Aqui temos que diferenciar grãos de gelo e flocos de neve. A precipitação que chamamos de neve pode cair dessas duas maneiras, mas elas tem formatos diferentes, dependendo das condições de formação no interior da nuvem:

Floco de neve visto em um microscópio óptico. Fonte: Wikimedia Commons

Floco de neve visto em um microscópio óptico. Fonte: Wikimedia Commons

Grãos de gelo comparados com uma moeda de 1 centavo de dólar. São realmente pequenininhos. Fonte: Wikimedia Commons

Grãos de gelo comparados com uma moeda de 1 centavo de dólar. São realmente pequenininhos. Fonte: Wikimedia Commons

A segunda foto mostra grãos de felo comparados com o tamanho de uma moeda de 1 centavo. Com relação ao tamanho dos flocos de neve, eles podem ter menos de 1cm de diâmetro ou ter cerca de 10cm de diâmetro. O tamanho dos flocos é bem variável: depende da tempestade, das condições no interior da nuvem, etc. Flocos de neve chamam mais a atenção do que os grãos de gelo, porque sua simetria e estrutura no formato de estrela. Eles são bem mais bonitos 🙂

O flocão de neve de Montana foi homenageado com um Doodle  no começo de 2012, numa comemoração dos 125 anos do flocão de neve:


Na minha opinião, esse floco de neve gigante tem muito de lenda. Não há uma foto para comprovar essa observação. Na época, acreditaram na palavra de um fazendeiro. O que você acha?