Quanto tempo a luz solar leva para chegar até o planeta Terra?

Posted by on 17-mai-2013 in Astronomia, Blog, Matemática, Sol | 1 comment

64460_10151574919406203_113474494_n

Uma das maneiras que obtenho informações e notícias  de divulgação científica é através do Facebook. Há diversas páginas de qualidade, mantidas por cientistas, divulgadores e instituições de pesquisas.

Essa semana, descobri a página IceInSpace, que tem como objetivo promover a astronomia amadora. Quem me passou a dica, indiretamente, foi meu amigo meteorologista @vlamirjr. O Vlamir já está ficando famoso por aqui, pela quantidade de vezes que o menciono. Se você tem Twitter e adora astronomia, realmente vale a pena segui-lo. Vivo dizendo pro Vlamir que ele deve escrever um blog, porque o cara ama muito seu trabalho e seus hobbies (mergulho e astronomia amadora). Além disso, ele escreve super bem e se posiciona de maneira muito contundente sobre diversos temas atuais. E ele é meu amigo, super gente boa, deveria ter um blog! Como ele não tem blog, ele costuma compartilhar várias coisas bacanas em sua página do Twitter, então siga-o :)

E pra variar, fugi do tema. A imagem que abre esta postagem mostra o tempo que leva para a luz solar chegar em cada um dos planetas do sistema solar. Como eles chegam neste número? A velocidade da luz no vácuo é 299.792.458 m/s. Nesse post, eu arredondei este valor para 300.000.000m/s, prática muito comum para facilitar os cálculos.

A distância entre a Terra e o Sol varia um pouquinho ao longo do ano, porque a órbita da Terra em torno do sol é ligeiramente elípitica, mas é uma elipse com uma excentricidade tão baixa (elipse pouco achatada) que é quase uma circunferência. Mesmo com essa elipse pouco achatada, há um dia do ano em que a Terra fica ligeiramente mais perto do Sol e outro dia em que a Terra fica ligeiramente mais afastada. Esses dias são chamados respectivamente de periélio e afélio.

No periélio, que ocorre próximo do dia 4 de janeiro de todos os anos, a distância entre a Terra e o Sol é de 147.098.290 km.

No afélio, que ocorre próximo do dia 4 de julho todos os anos, a distância entre a Terra e o Sol é de 152.098.232 km.

A excentricidade da órbita da Terra foi discutida neste post.  Levando em conta as distâncias no afélio e no periélio, podemos dizer que o valor de 150.000.000 km (ou 150.000.000.000 m)  é uma distância média entre a Terra e o Sol. Isso também facilita os cálculos :)

Sendo assim:

Para convertermos 500s em minutos, basta dividir 500s por 60. Teremos então 8,3min ou 8min20s (como aparece na figura que abre a postagem).

Com os mesmos cálculos e com a informação sobre a distância entre o Sol e cada um dos outros planetas do sistema solar, podemos chegar em cada um dos valores indicados na figura. Quando mais distante do Sol, mais tempo a luz leva para chegar naquele planeta, pois a luz terá que percorrer um caminho maior.

E para escrever a equação, mais uma vez usei esse editor ótimo, que funciona com os códigos do LaTeX. Você pode salvar a equação em gif ou incorporá-la em seu blog. Adorável :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One Comment

  1. é legal

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>