Tornado em Oklahoma provoca mais de 90 mortes

Não gosto de dar esse tipo de notícia no Meteorópole, mas infelizmente a temporada de tornados nos EUA está muito intensa e destrutiva. Até agora estão confirmadas 91 mortes em um tornado que ocorreu hoje em Okhlahoma. Mais de 100 pessoas estão hospitalizadas, algumas com ferimentos graves.

Aparentemente, o tornado que provocou essas mortes tinha mais de 3km de largura. E ainda não acabou: os meteorologistas da região apontam áreas de instabilidade que ainda podem contribuir na formação de tempestades.  O tornado passou por áreas bastante habitadas, com escolas e hospital. Cerca de 20 crianças estão dentre os mortos. O mapa abaixo, extraído do New York Times, mostra o caminho de destruição do tornado. A área na cor amarela mostra a região onde houve destruição e a linha laranja mostra o caminho do tornado. Os danos estenderam-se por mais de 30km.

tornado_locations

Os veículos foram arremessados contra um muro em uma rodovia. O tornado foi de categoria 4 na escala Fujita, conforme afirma a reportagem do The New York Times. A intensidade dos ventos ficou entre 270km/h e 320km/h.

i35

O tornado é um fenômeno muito localizado, uma vez que é um fenômeno de pequena escala. No mapa, a gente pode perceber isso. Uma fotografia aérea tirada na região afetada deixa isso bastante claro:

pennlane2

A cidade de Oklahoma fica no Corredor dos Tornados. Nós falamos sobre esta região e sobre a formação de tornados em dois posts aqui no Meteorópole:

O que são tornados? Tornados são o mesmo que ciclones e furacões?
Como se formam os tornados?