Cartão de memória SD com Wi-fi: o tal Eye-fi que eu estou doida para experimentar!

O Emerson (que também é conhecido como meu marido, mas não gosto muito desse pronome possessivo rs) me mandou uma notícia super interessante sobre um cartão de memória (SD, aquele tipo padrão usado por muitas câmeras) que tem Wi-fi. Um cartão SD com Wi-fi é uma ideia muito interessante. O invento chama-se Eye-fi, mas tenho certeza que logo terá outros nomes e outros preços (oi China). Andei pesquisando o preço no Mercado Livre e o modelo de 4Gb estava custando mais de R$150,00 reais.

Sei que algumas câmeras já vem com Wi-fi e até com suporte a redes sociais. Mas muitos já possuem câmeras boas, já se acostumaram com esses equipamentos, mas não tem este recurso. Sai muito mais barato e sustentável comprar um novo SD card do que comprar uma nova câmera.

A ideia é tirar a foto e publicá-la automaticamente em uma rede social, em um álbum online, etc. Aparentemente, o Eye-fi permite que a foto seja enviada para o celular, onde você poderá editar, enviar por e-mail, para o Instagram, Facebook, etc.

Muitos celulares possuem câmeras, mas estas nem sempre são de boa qualidade. No Instagram ( meu perfil lá é @samanthaweather), uso a câmera do meu Samsung Galaxy Y. Sim, aquele modelo Galaxy mais barato para pessoas pão duras ou econômicas…rs. Para dizer a verdade, o custo-benefício deste celular é ótimo, creio que é o que um dos modelos mais baratos que se encaixam na categoria smartphone.

Enfim, a câmera claro que não é lá essas coisas. Se eu tiro uma fotografia ao ar livre em um dia ensolarado, a foto fica boa. Mas se tiro a foto de noite e dentro de um ambiente fechado, a foto não sai boa. Vou dar dois exemplos:

Foto que tirei de uma rosa no jardim da frente do escritório de uma colega. Tirei durante o dia.

Foto que tirei de uma rosa no jardim da frente do escritório de uma colega. Tirei durante o dia.

Foto que tirei dentro da minha casa, durante uma partida de Pandemic

Foto que tirei dentro da minha casa, de noite, durante uma partida de Pandemic

Perceberam como a qualidade da foto varia? As configurações (limitadíssimas, evidentemente) da câmera do celular eram as mesmas nos dois casos. Depois descobri que há uma configuração própria para tirar fotos em ambientes internos, mas não melhoram as imagens significativamente. Bom, onde quero chegar? É claro que a gente não pode esperar muita coisa da câmera de um celular, ainda mais de um modelo tão simples e barato como o caso do meu celular. Eu tiro fotos e envio para o Instagram mais pela diversão e pela integração com as pessoas do que qualquer coisa. Não tenho o objetivo de ser uma fotógrafa profissional rs.

Se você gosta mesmo de fotografia, vale investir numa câmera boa. Daí vai depender do quanto você gosta: se você só quer uma câmera legal para tirar fotos durante viagens, pode pensar em um tipo de modelo. Se quer uma câmera para fazer fotos profissionais, terá que investir mais e comprar outro modelo. Não vou recomendar nada para ninguém porque não conheço nada do assunto. Procure blogs especializados no tema. O bacana é que através do SD Card com wi-fi, você pode integrar a sua câmera com o celular. Estou com vontade de comprar um 🙂