Palestra que dei na Semana do Meio Ambiente da CONSTRUCAP-COPASA

Hoje pela manhã tive o prazer de participar como palestrante na Semana do Meio Ambiente da CONSTRUCAP-COPASA. Fico extremamente feliz que meu trabalho na Estação Meteorológica do IAG-USP me possibilite divulgar conhecimento e conhecer locais novos.

Eu nunca havia ido a uma área de construção de grande porte. A área em questão tratava-se da construção do Rodoanel (São Paulo-SP e Grande São Paulo) em seu trecho norte. Várias outras empresas participam da construção, pois há várias frentes de trabalho. A quantidade de funcionários para a construção de uma obra desta magnitude é impressionante.

Minha palestra foi sobre Meteorologia e atividades ao ar livre. O objetivo foi divulgar a meteorologia e falar para os funcionários sobre os principais fenômenos meteorológicos que afetam seu trabalho. Claro que eles já conhecem esses fenômenos, mas o objetivo foi apresentá-los do ponto de vista científico e falar também da segurança. Falamos sobre raios, granizo e chuvas intensas.

A importância da proteção solar e da ingestão de líquidos (principalmente em dias com baixa umidade relativa) também foram temas abordados.

Abaixo, os slides utilizados: