Crônicas do Gelo: Freezing rain e icicle são a mesma coisa?



Em primeiro lugar, já quero me desculpar pelo excesso de termos em inglês. Há fenômenos meteorológicos que não são nada comuns no Brasil, por isso não possuem nomes em português.

Semana passada, falei dos icicles, que são pingentes de gelo (ou como dizem na região transmontana, candeeiros). Esses pingentes formam-se quando o gelo ou a neve começam a derreter, mas a temperatura próximo da superfície ainda está abaixo de 0°C. Então eles começam a derreter e logo congelam novamente, formando pontinhas de gelo que se forem muito grandes podem cair e causar graves acidentes.

Fonte: AFP / GETTY
Icicles (ou candeeiros) Fonte: AFP / GETTY

Depois do post sobre icicles, duas pessoas me perguntaram se icicles e freezing rain seriam a mesma coisa. E foi o que me motivou a escrever esse post cheio de fenômenos relacionados com gelo, mas que não tem nada a ver com neve.

Freezing rain significa literalmente chuva congelante ou chuva congelada. Não tenho informações se há outros nomes regionais em português para designar este fenômeno. Também vemos na literatura o termo freezing drizzle que significa garoa congelante.

A chuva congelante (ou garoa congelante, depende do tamanho das gotas) ocorre quando a precipitação é líquida, mas enquanto cai, passa por uma camada com temperatura abaixo de 0°C. A chuva congelante é feita totalmente de gotinhas líquidas de água. Essas gotinhas caem da nuvem, como numa chuva normal. A diferença é que enquanto elas caem, elas passam por uma camada de ar frio, com temperatura abaixo do ponto de congelamento (0°C). Essas gotinhas então congelam, principalmente se ao atingirem a superfície encontrarem uma superfície bem fria.

Essas gotinhas congeladas sobre as superfícies chamam-se glaze. Mais uma vez, não sei se há um nome para isso em português. O glaze parece que “encapsula” o gramado, como na imagem abaixo da Wikimedia Commons:

800px-Ice_on_grass
Glaze sobre a grama. Fonte: Wikimedia Commons

Já vi imagens de glaze em carros, portões e estradas. Imagino que glaze em estradas deve ser muito perigoso, assim como qualquer forma de gelo na superfície, já que gelo diminui consideravelmente o atrito em qualquer superfície. Agora olhem só que coisa interessante: se vocês pesquisarem glaze car no Google, vão encontrar referências a um tratamento na pintura automotivo que deixa ela bem brilhante. Acho que esse processo também chama-se cristalização (meu pai fez isso no carro uma vez e eu acho que é a mesma coisa).  Como não conheço nada de carros, não vou me arriscar em explicar essa técnica. Mas eu tenho certeza que o nome desse processo automotivo tem uma clara referência entre o efeito da chuva congelante sobre os carros (o glaze, como vimos).

Além disso, em inglês, glaze é um termo bem genérico. Consultando o dicionário, vemos que significa camada ou revestimento. Sabe glacê de bolo? Então, em inglês, o nome é glaze. Normalmente, vocês vão encontrar na literatura o termo glaze ice, para se referir especificamente a este fenômeno. E ao longo deste post, para facilitar, falarei apenas glaze.

Agora reparem numa coisa: um desavisado, pode confundir glaze com geada (que em inglês é ground frost). Devemos lembrar que a geada forma-se quando as superfícies expostas ao ar livre estão bem frias, em manhãs muito geladas, com temperaturas próximas de 0°C e após noites sem nuvens. A geada não é uma forma de precipitação, uma vez que ela não ‘cai’ de nenhuma nuvem. No caso da geada, como a superfície está muito fria, o vapor d’água do ar passa para o estado sólido diretamente. O processo de formação da geada é muito semelhante ao processo de formação do orvalho (em inglês, dew), só que no orvalho o vapor d’água passa para o estado líquido,  pois a temperatura da superfície não está tão baixa (não está abaixo de 0°C).

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Detalhe de orvalho acumulado em uma folha. Fonte: Wikimedia Commons

Tenho certeza que todo mundo já viu orvalho. Basta acordar cedo e caminhar sobre a grama ou passar a mão sobre a superfície do seu portão. A grama e o portão estão ‘molhados’, mas não choveu. Visualmente, o orvalho (figura acima) até se parece com o Glaze. mas não se confunda: no glaze, a grama está “encapsulada” por gelo. O orvalho é apenas água, no estado líquido mesmo.

E a geada possui um aspecto visual bem diferente do glaze. O chão fica esbranquiçado. Conforme o gelo vai se formando sobre a superfície, ele vai se depositando irregularmente:

800px-Geada_Macro_DanielGP
Geada em São José dos Ausentes. Fonte: Wikimedia Commons

Então vejam a diferença fundamental: glaze é o resultado da chuva congelante. São as gotinhas de chuva que se congelam. Geada, por outro lado, é quando o vapor d’água presente no ar, ao encontrar uma superfície gelada, passa diretamente para o estado sólido. O icicle (ou candeeiro, pingente de gelo) é quando o gelo ou a neve já depositados num telhado ou árvore (por exemplo) começa a derreter e logo vola a congelar.

Aqui nas regiões tropicais sei que muitos já viram granizo. Granizo (ou hail, em inglês) é outra coisa. É quando uma enorme nuvem Cb (Cumulonimbus) é tão profunda (ou alta) que possui atingiu alturas onde a temperatura é bem baixa e algumas de suas gotas passaram do estado líquido para o sólido, formando ‘pedrinhas’ de gelo. Se esse gelo crescer muito, ele pode precipitar e atingir a superfície ainda no estado sólido.

E a neve? Falei sobre neve aqui. A neve pode se depositar na superfície e formar os icicles (quando derrete e volta a congelar).

Nesse post falamos sobre quatro fenômenos relacionados a água no estado sólido: glaze, granizo, geada e icicles. Desses quatro, o único que está relacionado com neve (mesmo que indiretamente) é o icicle.

E a pergunta que fica é: o glaze pode formar icicle? Pode sim! Imagine uma chuva congelante caindo sobre uma calha de um telhado, por exemplo. O glaze pode se acumular e formar icicles.

Tem outros fenômenos relacionados com gelo. Sei bem pouco sobre eles, já que eles não são comuns no Brasil. Se alguém tiver alguma dúvida, curiosidade ou observação, seja super bem-vindo!

Veja mais:

Galeria com imagens de icicles

Definição de Glaze ice

Glaze ice, na Wikipedia