Já aconteceu de você ficar com uma palavra presa na cabeça?

Gente, a palavra do dia é SINCELO.

Eu lembrei dessa palavra anteontem, enquanto pensava nos posts que escrevi sobre alguns fenômenos relacionados com gelo (icicles e glaze). Eu tinha certeza que essa palavra tinha alguma coisa a ver com esses posts.

A primeira vez (e talvez única) que ouvi a palavra sincelo foi rapidamente em 2002, durante as aulas de Introdução a Ciências Atmosféricas, disciplina do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Meteorologia. Eu era caloura na faculdade e estava super empolgada com qualquer coisa relacionada a meteorologia (como se eu não estivesse mais rs). Essa palavra, de alguma maneira, ficou guardada em uma caixinha bonitinha no meu cérebro.

O sincelo é um fenômeno que ocorre quando as gotinhas que compõe o nevoeiro congelam sobre superfícies ou objetos. Essas superfícies normalmente são galhos de árvores ou prédios. Normalmente, há um vento forte que ajuda a depositar as gotinhas sobre esses objetos.  A observação mostra também que o fenômeno ocorre quando a temperatura do ar está entre -2°C e -8°C. Portanto, não esperem ver o sincelo ocorrendo no nevoeiro da subida da Serra do Mar.

E apenas lembrando que o nevoeiro nada mais é que uma nuvem St (Stratus) bem baixa e como toda nuvem, é um aglomerado de gotinhas.

O nome em inglês para sincelo é hard rime.  Quando o sincelo é brando, apenas uma cobertura bem suave sobre o objeto,  recebe também o nome de escarcha (que em inglês, chamam apenas de rime).

Aqui no Brasil, tem sincelo?

Tem sim. Apesar de ser um fenômeno muito raro, o sincelo ocorre nas mesmas regiões onde costumamos registrar neve (Serra Gaúcha e Catarinense, principalmente). A fotografia abaixo, obtida no site  do Estadão, mostra o fenômeno em Urupema, cidade da Serra Catarinense:

398DFD5B5DD24FF188D59E6E7EF10ACF

Infelizmente não encontrei referência sobre a data da foto acima. E em Portugal, encontrei uma foto do fenômeno na localidade transmontana de Trancoso:

Sincelo6a

A imagem acima é da Wikimedia Commons e é de 2 de março de 2007, segundo a descrição. Reparem como o sincelo tomou conta dos galhos das árvores dessa cidade portuguesa.

E eu não pude deixar de fazer a comparação:

> Trancoso, Bahia, Brasil:

Trancoso, Bahia, Brasil Fonte: Wikimedia Commons

Trancoso, Bahia, Brasil Fonte: Wikimedia Commons

> Trancoso, província da Beira Alta, Portugal:

Trancoso, Portugal. Fonte: Wikimedia Commons

Trancoso, Portugal. Fonte: Wikimedia Commons

Onde você preferiria estar? Eu adoro frio, mas é inegável que o cenário da primeira foto é mais bonito e animador. Eu gosto de frio com céu limpo, situação que ocorre com frequência no inverno de São Paulo e Paraná, por exemplo. Adoro o céu limpo do inverno, é uma luz maravilhosa para tirar fotos. Inverno todo branquinho… não acho nada animador para começar um dia.