Links para o fim de semana



Desculpem pela displicência, mas eu ando bastante cansada. Para ajudar, meu notebook está com problemas. Ou seja, estou com uma ferramenta a menos para postar.  E não esperem posts para o fim de semana. Vou descansar e aproveitar que será feriado em meu Estado.

Separei alguns posts, com coisas muito interessantes que li ou escrevi ao longo da semana.

1) Um post sobre sites gratuitos para baixar livros. Escrevi lá no blog da Barbrinha, corram lá :). Tem dicas muito interessantes e muito material para professores (principalmente de História) prepararem aulas.

2) Curtam a página do Brasil Abaixo de Zero no Facebook. E se você gosta muito de Meteorologia, curte fazer observações meteorológicas e quer discutir com outras pessoas que também gostam, entre no fórum.  Fóruns de internet eram muito populares há alguns anos. É uma forma muito legal de conhecer pessoas com os mesmos interesses que o seu. Pensei que tinham desparecido, mas bastante gente ainda participa de fóruns. Se você não conhece um fórum, preste atenção nas regras e participe.

3) Rose Nogueira é uma jornalista que foi presa durante a Ditadura. Ela ficou detida entre 4 de novembro de 1969 e  3 de julho de 1970. Aqui, ela dá um depoimento sobre tudo o que passou. Espero que esse depoimento comova pessoas jovens (muitas vezes mais jovens que eu!) que clamam pela “volta da Ditadura” ou chamam de “Dita branda”. Alguns falam absurdos, dizendo que a ditadura nunca existiu. Quem repete esses absurdos não sabe o que está falando. E sim, repete! Adolescentes que falam isso infelizmente devem ter ouvido seus pais, parentes ou professores falando esse tipo de asneira. A Ditadura existiu e foi uma vergonha para nossa história.

4) E como complemento do depoimento de Rose Nogueira, veja a história de Carlos Alexandre Azevedo. Ele foi torturado durante a Ditadura. Ele era apenas um bebê! As agressões que ele sofreu deixaram sequelas físicas e psicológicas. Infelizmente, Carlos Alexandre faleceu no começo deste ano. A Ditadura é um assunto que precisa ser mais discutido nas escolas. Toda vez que ouço um adolescente pedir pela volta da Ditadura, fico horrorizada. Muitas vezes, esses adolescentes alegam que a ditadura é necessária para acabar com o funk e com as novelas da globo. O infeliz claramente não sabe o que é uma ditadura e não tem o menor respeito pelo estilo de vida alheio.

5) Minha primamiga Aline (eu tenho primamigas e soprimos, rs) compartilhou um ótimo texto da Charô Nunes, sobre os elogios racistas (e sexistas!) que as mulheres negras ainda ouvem por aí. Infelizmente.

Acho que é isso :). Desejo um ótimo fim de semana para todos. E para quem é de  São Paulo, desejo um bom feriado também. Sigam-me no instagram (@samanthaweather), talvez eu publique alguma foto por lá.