Textos e links da semana

Jogos de tabuleiro: minha principal atividade em dias muito frios e chuvosos (em dias quentes demais, também, rs).

Jogos de tabuleiro: minha principal atividade em dias muito frios e chuvosos (em dias quentes demais, também, rs).

Normalmente gosto de publicar textos ou links que li ao longo da semana. Faço isso quintas ou sextas feiras (tudo começou com a brincadeira “links de quinta”). A semana passou bem rápido pra mim. Essa semana, tivemos um curso de inverno no trabalho. E nisso de organizar as coisas para o curso, acabei nem percebendo que já era sexta-feira.

Mimimi astrológico. Crônica do Jonatas sobre astrologia. Eu adorei :). Adoro o jeito que o Jonatas Oliveira escreve. Ele é um querido jornalista que conheci pelo twitter e trocamos textos com certa frequência :). Leia todas as crônicas dele aqui.

Gente de humanas que faz um monte de coisa que não dá dinheiro. Não sou de humanas, mas adorei esse texto e tenho vários amigos nessa situação. E eu que nem sou de humanas também já me vi nessa situação várias vezes no passado. É uma visão bem humorada sobre o desrespeito que alguns empregadores tem com profissionais de áreas diversas (jornalismo, fotografia, arte, etc). A Kerol e a Tatiane compartilharam 🙂

São Paulo é a cidade com maior índice de perturbações mentais no mundo. Esse é um dos resultados de um estudo feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O poder público deveria tomar providências urgentemente. A cidade maltrata as pessoas. Infelizmente, conheço muitas pessoas com depressão e outros problemas relacionados à saúde mental. Temas relacionados à saúde mental ainda são estigmatizados e alvos de muita ignorância ou são tratados como tabus. Já ouvi muitas pessoas dizerem que depressão é “frescura”, por exemplo. Depressão é uma doença que está ficando cada vez mais comum, é extremamente séria, debilitante e em casos graves pode levar o indivíduo ao suicídio.

– E por falar em transtornos mentais, há algum tempo o médico Dráuzio Varella apresentou no Fantástico a série “Males da Alma”. Aqui, uma lista de todos os programas da série.

– Mudando completamente de assunto (mas falando sobre meteorologia), a Defesa Civil de São Paulo possui muito material em seu site. Recomendo aqui dois pdf’s muito interessantes: como agir no período de estiagem  e Manual do Cidadão, vol II: como proceder nas emergências de inverno. A linguagem é muito clara e objetiva, pode ser divulgado em escolas, centros comunitários, etc. E aqui entra uma sugestão minha: se você frequenta alguma igreja, sugira ao seu líder religioso a implantação de um painel de avisos para a comunidade. Nesse painel, podem colocar informações sobre saúde (campanhas de vacinação, etc), informações sobre cursos e informações como essas da Defesa Civil, por exemplo.