Calor bate recorde e chineses fazem carne na calçada!



Chines fazendo carne na calçada...ok, parei.
Chines fazendo carne na calçada…ok, parei.

O Willians Minhoto compartilhou esse vídeo em um grupo de meteorologia que faço parte. Infelizmente o vídeo não pode ser incorporado no post.

Acontece que uma onda de calor está tão intensa na China que, de acordo com o vídeo, os chineses estão fritando carne no chão de mármore. As temperaturas passam dos 35°C. O vídeo também mostra velas sendo derretidas, devido o calor excessivo. Trata-se de uma notícia da BBC, do dia 31/07/2013.

Mármore, asfalto, concreto e outros materiais aquecem rapidamente e intensamente com a radiação solar, quando comparados com água ou grama. Quem já tentou andar descalço no asfalto ou na areia da praia por volta do meio dia de um dia de verão e já fez a mesma experiência sobre um gramado, deve ter notado a diferença. Tenho certeza que o calor absorvido pelo piso de mármore pode derreter uma vela. Pode até “fritar” a parte mais externa de um bife, mas dificilmente o cozinharia suficientemente para pudesse ser comido. Ok, não vamos nem comentar que o chão é cheio de bactérias e toda sorte de outros microorganismos.

Em alguns lugares, a temperatura passou de 41°C. O Governo Chinês divulgou alertas para  a população e declarou que pode ser a pior onda de calor dos últimos 140 anos.

Crianças se refrescam em fonte na cidade chinesa de Xangai nesta segunda-feira (5) (Foto: Eugene Hoshiko/AP)
Crianças se refrescam em fonte na cidade chinesa de Xangai nesta segunda-feira (5) (Foto: Eugene Hoshiko/AP)

Ah sim, acabei achando outro vídeo com a vela sendo derretida: