Entrevista do Prof. Dr. Carlos Nobre no Roda Viva



O Prof Dr. Carlos Nobre é membro da Academia Brasileira de Ciências, Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e autor de diversos artigos sobre mudanças climáticas. Recentemente ele deu uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Ele falou sobre seu trabalho no IPCC, falou sobre mudanças climáticas, falou sobre as políticas de mitigação e esclareceu as dúvidas dos jornalistas.

Muitas pessoas acabam sendo “seduzidas” pelas palavras dos anti-aquecimentistas ou negacionistas do aquecimento global. Tenho notado que esses pseudocientistas tem deixado a cena e mais pessoas tem compreendido que as atividades antropogênicas é a principal responsável pelo aquecimento global.

A entrevista também aborda os aspectos econômicos, que não podem deixar de lado quando falamos em mudanças climáticas. As emissões estão diretamente relacionadas com atividades econômicas: agricultura, pecuária, atividades industriais, geração de energia elétrica, transporte e aquecimento residencial.

Veja o programa completo no vídeo abaixo. Se não funcionar, veja  primeira parte aqui (e a segunda, terceira e quarta).