Laifi: criando esquemas em árvore para estudar (e compartilhar)



No final da graduação e durante todo o mestrado, descobri que poderia estudar fazendo esquemas em árvore.  Um esquema em árvore (ou ramificado, como você preferir chamar) é aquele em que você coloca o tema central no centro e vai puxando as ramificações de acordo com os assuntos (ou subtemas) relacionados com aquele tema central.

Achei um exemplo bem claro sobre esse método de estudo. Nesse blog, encontrei uma ficha de resumo sobre Atenas no século V a.C. Esse é um bom exemplo de esquema (ou diagrama) em árvore:

s

Sempre criei minhas próprias fichas de resumo manualmente, usando várias canetas coloridas ou lápis de cor para dar destaque a pontos-chave. Para isso, normalmente usava folhas de rascunho.  Inclusive falei sobre essas folhas de rascunho nesse post.

Então outro dia eu estava fazendo uma pesquisa sobre dilatação térmica e acabei encontrando este interessante esquema. Gostei da ideia do site e percebi que eles tem vários esquemas sobre diversos temas. É o Laifi.  No site, você pode criar seu próprio esquema ou colaborar com um esquema já criado sobre um tema que você conheça. E você pode criar esquemas sobre o assunto que quiser! Eu adorei esse sobre o desenho Os Anjinhos (Rugrats), com uma ficha sobre cada um dos personagens, com imagens e descrições.

Há também vários esquemas sobre meteorologia. Fiz uma busca simples no site e encontrei este  um sobre classificação de nuvens. Não vi uma opção de incorporar o esquema. Talvez não tenha, porque alguns esquemas podem ficar muito completos e grandes. Se fossem incorporados na postagem de um blog, a visualização seria prejudicada.

Eu adorei o Laifi. O serviço já existe há algum tempo, mas só conheci agora. É uma dessas boas idéias que surgem quase que semanalmente na internet 🙂