Mapas divertidos :)



Estou terminando de escrever um post gigante 🙂

Enquanto faço isso, meus leitores podem se divertir com alguns mapas muito engraçados ou interessantes que vi aqui.

Já imaginou se todos os continentes como conhecemos hoje ainda estivessem unidos, formando a Pangea? Então, aparentemente ficaria bem mais rápido ir para a Disney:

fun-maps-4Por outro lado, tão distante assim do oceano, toda região em que hoje é o litoral brasileiro seria bem mais quente. Sem a brisa e sem a paisagem do mar, seria um local bem menos agradável. Tenho certeza que muita gente já tinha notado antes como o litoral brasileiro se encaixa bem no litoral do leste Africano. Esse mapa deixa isso super claro! Será que se o mundo fosse assim os povos seriam mais unidos?

Outro mapa interessante é do dos navegadores mais usados em cada um dos países do mundo. Fiquei surpresa com aquele ponto vermelho no mapa da Europa. É Belarus. Por que o navegador mais usado em Belarus é o Opera? Eu não fui a primeira a perguntar isso, pois encontrei esse post. Aparentemente, o Socialismo foi o responsável pela popularidade do Opera em Belarus.

O Opera é o segundo navegador mais antigo em atividade. Foi desenvolvido por noruegueses em 1996 e foi um dos primeiros a ser personalizável, algo que o Firefox e o Chrome fizeram anos depois. Cada navegador acabou atingindo um nicho: o Internet Explorer, dominava computadores com SO Windows; o Safari, dominava os computadores Apple; o Chrome tem a vantagem de se integrar com os serviços da Google e acredito que quase todo usuário de internet usa pelo menos um desses serviços; o Firefox, por ser open-source, acabou atingindo pessoas que gostam dos add-ons e gostam de modificar o browser com uma certa independência.

Aparentemente, pelo que eu andei lendo, o Opera meio que se especializou em ser um browser rápido e leve. Como a infraestrutura da internet de Belarus não é muito boa, os serviços públicos adotaram a estratégia de usar o Opera. Leia toda a história aqui. Confesso que fiquei impressionada. E Cuba usa o Firefox.

 

fun-maps-33

Outro mapa que chamou minha atenção foi um que já publiquei no Meteorópole: países que não adotam o SI (sistema internacional ou sistema métrico). Foi criada até uma petição para que os Estados Unidos adotem o SI.

fun-maps-38

Ontem eu estava assistindo o Mr. Bean (adoro, morro de rir). As habilidades no volante de Mr. Bean são um pouco discutíveis, mas me matam de rir. Uma coisa que sempre me assusta no show (e em filmes ingleses em geral) é que o motorista fica do lado direito. Eu acho isso perturbador, pois é totalmente fora daquilo que estou acostumada. Parece que há algo errado e que um acidente pode acontecer a qualquer momento (como se acidentes dependessem do lado que o motorista se senta). Outro mapa que chamou muito minha atenção foi o mapa mostrando o lado que os motoristas dirigem em todo o mundo. Muitas das ex-colônias britânicas (algumas membros do Commonwealth) adoraram o sistema britânico, ou seja, o banco do motorista também fica do lado direito.

Nos comentários, alguém disse que o mapa está desatualizado, pois atualmente a África do Sul usa o lado esquerdo. Então fui pesquisar na Wikipedia e descobri que realmente está desatualizado. Veja o artigo aqui.

fun-maps-28

Vejam todos os mapas no Bored Banda.