#meteoropole no Instagram

Selecionei algumas fotos de nuvens publicadas no Instagram! Gostaria de agradecer a todos que participaram e continuam participando.

Para participar é muito fácil: basta publicar sua foto no Instagram e colocar a hashtag #meteoropole. E meu perfil é @samanthaweather. Adoro receber novos seguidores 🙂

A primeira foto do dia foi publicada pelo @luizcarlosqjunior em Araguari-MG. São nuvens Sc (Stratocumulus), misturadas com Ac (Altocumulus) talvez. São nuvens baixas e médias e adorei o contraste do azul do alto do céu com o alaranjado do horizonte. A foto foi tirada de tarde, o pôr-do-Sol estava chegando :).

Obrigada, Luiz!

8c32265ae29a11e2819322000a1faa24_7

A próxima foto foi tirada pela linda Jaqueline Girardi-Pauly (@jgirardipauly). Sempre repito isso: a Jaque é a mãe do layout e dos desenhos do Meteorópole :). Ela é talentosa, gata e muito querida. O lindo céu azul da fotografia faz contraste com algumas nuvens altas, provavelmente Cs (Cirrostatus). Pela foto, acredito que Cc (Cirrocumulus) viraram Cs fazia pouco tempo. Esse tipo de nuvem normalmente está associado com mudança de tempo nos próximos dias, pois anuncia a aproximação de uma frente fria. A foto foi tirada na Alemanha, lá onde a Jaque mora.

E aqui peço desculpas: a foto foi tirada há 2 semanas mas eu estava tão ocupada e desorganizada que só vi agora. Obrigada, Jaque!

645193a4f38a11e2a77722000a1fbc49_7

E claro que sempre tem uma contribuição minha…rs. No caso do post de hoje, vocês verão algumas contribuições. Minhas fotos de nuvens normalmente são tiradas no final ou no início do dia.  Eu tirei a foto abaixo em São Paulo-SP mesmo. O alaranjado do horizonte contrastou bastante com o restante do céu, que já estava bem escuro. Tirei essa foto na semana passada e era por volta das 17h30min da tarde. No céu, é possível ver uma camada de Ci (Cirrus) e Cs (Cirrustratus), que são as nuvens que anunciam a frente fria.

Achei as cores dessa fotografia muito interessantes, pois me lembraram vagamente o quadro O Grito, de Edvard Munch.

c4f45de0f88f11e2ab3e22000a1fb352_7

E agora, mais uma contribuição minha :). Vou ser sincera, não acho que tiro boas fotografias. Só que nuvens são tão lindas que inspiram qualquer fotógrafo amador. A foto abaixo é bem sem gracinha quando comparada com a anterior. Foi semana passada também, em um dia com muito nevoeiro pela manhã. O Aeroporto de Congonhas chegou a ficar fechado. Nevoeiros são muito comuns nessa época do ano, aqui em minha cidade. Escrevi diversos posts sobre o assunto, explorando os processos de formação e até os diferentes nomes dados aos nevoeiros. Tem até uma categoria apenas para o assunto e um FAQ.

Na foto abaixo, o nevoeiro já tinha “subido”. Os nevoeiros se formam de madrugada e no início da manhã, devido ao resfriamento da superfície. Com o resfriamento, o vapor d’água contido no ar próximo da superfície se condensa, formando uma nuvem extremamente baixa. Quando o Sol nasce, a superfície começa a se aquecer. Esse aquecimento empurra o nevoeiro para cima e também ajuda a desfazê-lo. Quando o nevoeiro é empurrado para cima, temos ainda nuvens St (Stratus), só que elas já não estão mais na superfície. A fotografia que tirei é o nevoeiro que já tinha subido e foi tirada por volta das 8h.

d0e4bb60f90a11e28c8722000a1faff5_7

A próxima imagem é da Jaque novamente (@jgiradipauly) e parece saída de um conto de fadas. O maravilhoso céu azul com dois tipos de nuvens –  Cu (Cumulus) e Ci (Cirrus) – contrasta  o prado verdinho… Parece que a qualquer momento uma princesa com vários animaizinhos da floresta vai passar cantando alguma música bonitinha 🙂

Eu amei a foto. Apesar de adorar fotos de final de tarde, com o alaranjado do pôr-de-Sol, a foto abaixo é tão delicada que roubou meu coração! Certamente, é a mais bonita da seleção.

A Jaque está inspirada com o verão alemão, com certeza :). Essa linda paisagem fica na região do Mosel, na Alemanha.

e9e075f0fd1011e2ab9022000a9f14bb_7

Agora mais uma foto que tirei e essa é bem recente: tirei ontem depois do almoço. Nuvens Sc (Stratocumulus), céu azul e a linda vegetação tropical, só que meio ressecada com a falta de chuvas dessa época do ano 🙂

aeef67b0fde911e28a6422000a1f971a_7

E a última foto de hoje foi vista pelo meu amigo @mserrano e ele me mostrou. O fotógrafo foi o Miguel (@mpmorales no Instagram). É um pôr-do-Sol caprichadíssimo, com lindas nuvens Cs (Cirrostratus) que parecem pinceladas. A foto ficou com mais “O Grito” do que a que tirei :). Parabéns, Miguel a foto ficou muito bonita:

96b397cefeda11e2bbaa22000a1fb198_7

 

Percebi que a seleção de hoje tem nuvens altas, médias e baixas :). Muito bom! E veja aqui para aprender mais sobre classificação de nuvens.

Agradeço a todos que colaboraram :).