Peças mais antigas de um jogo de tabuleiro são encontradas na Turquia

gaming-stones

A notícia é de abril deste ano e eu vi no site da Discovery News. Quem acompanha o site, sabe que gosto bastante de jogos de tabuleiro (ou boardgames). É uma de minhas atividades de lazer. Hoje, meu marido me mandou essa notícia encotrada no site da Discovery.

A foto mostra pequenas pecinhas esculpidas em pedra, com cerca de 5000 anos de idade. São provavelmente as pecinhas de jogos mais antigas já encontradas, de acordo com arqueólogos turcos que estavam pesquisando antigas sepulturas da Idade do Bronze.

Foram encontradas 49 pecinhas esculpidas em diferentes formas e pintadas em verde, azul, vermelho, preto e branco. Algumas retratam porquinhos, outras cachorros, outras pirâmides e algumas  possuem forma arredondada.

Objetos semelhantes já tinham sido encontrados em outros sítios arqueológicos, porém eles foram encontrados isoladamente. Porém dessa vez, foi encontrado um conjunto com várias peças no mesmo local. Junto com essas peças, foram encontrados pedaços de madeira, que provavelmente faziam parte do jogo, mas que estão em péssimo estado de conservação.

Os registros arqueológicos indicam que jogos de tabuleiro eram muito populares nas diferentes civilizações que habitaram a região da Mesopotânia. O arqueologista britânico Leonard Wooley encontrou tabuleiros antigos e bem preservados, de origem Suméria, em localidades onde atualmente são cidades iraquianas, locais considerados o berço da civilização. Esses tabuleiros são provavelmente da Primeira Dinastia de Ur, de 2550-2400 a.C e estão associados com o “Jogo dos 20 quadrados”, um jogo mnuito comum por volta de 3000a.C. As pecinhas deste jogo de tabuleiro, detalhadas em lapis-lazulim foram encontradas em outra tumba do sítio arqueológico.

Jogo descoberto

Jogo descoberto por Wooley e sua equipe.

No entanto, a recente descoberta na Turquia, indica um tipo de jogo bem mais elaborado que aquele descoberto pela equipe de Wooley. Além das pecinhas apresentadas na figura que abre a postagem, foram encontradas nas proximidades centenas de contas e outras prováveis peças de jogos, além de peças de bronze em ótimo estado de conservação.

Será que esses jogos eram usados para elaborar estratégias de guerra? Será que também eram usados para recreção? Provavelmente um pouco dos dois, mas certamente o maior interesse era elaboração de estratégias. Leia toda a matéria aqui.

Um dos meus grandes arrependimentos foi não ter comprado a versão do jogo Rummikub em um material que imita pedra/madeira. O jogo tinha aquela cara de jogo antigo, lembrava muito essas peças de jogos da Antiguidade. Na época, eu não era tão interessada em jogos de tabuleiro. Rummikub é um jogo criado por Ephraim Hertzano em 1930. Hertzano era judeu, nascido na Romênia. O jogo tornou-se muito popular em todo o leste europeu e em Israel e a versão que certa vez vi vendendo imitava muito bem esses jogos da Antiguidade.