Pica Pau: 10 momentos favoritos



Eu vi esse video muito legal (obrigada, marido!) há poucos dias. Trata-se de um pianista tocando a música tema do Pica Pau. Adoro ver o trabalho de gente talentosa e criativa.

Pica pau é um de meus desenhos favoritos e frequentemente menciono episódios ou momentos do desenho durante meu dia a dia.

O desenho foi criado em 1940 por Walter Lantz e teve várias versões nas décadas seguintes. Particularmente prefiro os desenhos feitos nas décadas seguintes (de 50 e 60). Aquele “Pica Pau de polainas” ou “Pica Pau doidão”, como conhecemos aqui no Brasil, não são muito de meu agrado.

Walter Lantz, na década de 80.
Walter Lantz, na década de 80. Fonte: Wikimedia Commons

Agora, minha lista dos meus 10 momentos favoritos no desenho:

1) Episódios que abordam a exploração espacial. A Corrida Espacial estava a todo vapor. Diversos episódios abordam esse tema. Meu favorito é esse em que ele vai apertando umas bisnagas (como bisnagas de creme dental rs) e delas vão saindo diferentes alimentos. Até uma linda companhia feminina sai de dentro dos tubos:


2) Se o Pica Pau tivesse comunicado a polícia, isso não teria acontecido. Pica Pau é vítima das armações de Zeca Urubu em diversos episódios. O episódio em que a frase “Se o Pica Pau tivesse comunicado a polícia, isso não teria acontecido” é repetida várias vezes é o meu favorito…rs.


3) Pica Pau desce as cataratas. Esse é hors concours e quase todo mundo conhece. Até flash mob inspirado nesse episódio já aconteceu:


4) Pica Pau no Velho Oeste: há também vários episódios com aventuras de nosso querido personagem no Velho Oeste. Adoro os episódios em que ele aparece com o cavalo Pé-de-Pano. Nesse aqui (re-assisti no último fim de semana), Pé-de-Pano ainda não era amigo do Pica Pau, pois era o cavalo de um criminoso. Pica Pau (o rei da trollagem) os assusta em uma cidade fantasma:

5) “A senhora é boazinha”. Adoro esse episódio, porque me lembra uma piada interna que me traz boas lembranças rs:

6) “Luis espalha-lixo”. Esse episódio lembra um momento um pouco desagradável da história da universidade onde estudei. A USP é um lugar tão estranho que até o que é desagradável torna-se engraçado, claro, se não for excessivamente desagradável. Bom, houve uma greve, um problema na coleta de lixo e funcionários de uma empresa terceirizada e alguns alunos decidiram protestar espalhando o lixo. Daí o desenho faz com que eu me lembre dessa história porque na época chamaram uma das alunas que participaram do protesto de “Luisa espalha lixo”:

7) Pica Pau e o Puxa-frango: o robô que puxa as penas do Pica Pau.


8) Pica Pau nas Everglades. A região pantanosa e com aligátores,  na Flórida, é um palco de diversos episódios. Walter Lantz deve a ideia para a criação do desenho depois de uma viagem à Flórida. Nas Everglades, Pica-Pau sempre tem alguns problemas com o Jacaré. Nesse episódio, o Jacaré quer que Pica Pau acredite que está em um spa:

9) A escada. Morro de rir com esse episódio da escada no ônibus:


10) Delícia Gelada. Tem uma marca de sorvete bem comum na periferia de São Paulo com essa marca! hahahaha. E o sorvete é muito bom!

Confesso que selecionar apenas 10 episódios foi bastante difícil. Para quem tiver curiosidade sobre a ordem cronológica de todos os episódios deste desenho, consulte essa lista.