Hoje é dia do Meteorologista

Há três datas que se misturam muito: o Dia Meteorológico Mundial (23 de Março) e o Dia do Meteorologista (3 de Março e 14 de Outubro).

O Dia Meteorológico Mundial é uma data internacional. Anualmente, a Organização Meteorológica Mundial escolhe um tema para ser tratado naquele ano. Normalmente, na semana do dia 23 de Março, institutos de pesquisas e universidades elaboram eventos (palestras, seminários, mini-cursos, etc) com o tema escolhido para aquele ano. Nesse ano, eu participei da comemoração no IAG-USP e o tema foi Observado o Tempo para a Proteção da Vida e do Patrimônio.

Em sempre confundia a data da comemoração do Dia Meteorológico Mundial. Eu achava que era 3 de Março e não 23 de Março. Recentemente descobri a origem da minha confusão: no dia 3 de Março era comemorado o Dia do Meteorologista. Só que essa data mudou. Atualmente comemora-se o Dia Nacional do Meteorologista em 14 de outubro (hoje!!!), em homenagem ao profissional brasileiro. Essa data foi modificada porque em 14 de outubro de 1980 foi promulgada uma lei que regulamentou a profissão. Portanto, essa é uma data brasileira, em homenagem aos meteorologistas brasileiros!

Sendo assim, nós meteorologistas temos 2 datas para nos orgulharmos de nossa profissão e da ciência que estudamos. Parabéns para todos os colegas!