Experiência 12: Tornado dentro de uma garrafa (ou melhor, duas garrafas)



atividades-cientificas-faceis-6
HSW / © 2007, Publications International, Ltd.

 

Eu diria que esse é um dos experimentos mais fáceis que já propus aqui no Meteorópole, porque os materiais necessários são extremamente fáceis de encontrar. Eis o que você vai precisar:

  • Água
  • Duas garrafas pet de 2 litros (se possível, transparentes, pois o efeito fica mais fácil de ver)
  • Papelão (ou uma rolha grossa, já explico)
  • Lápis ou caneta
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Cola quente
  • Glitter

Aqui sugiro que a fita adesiva seja daquelas largas e mais fortes, usadas por exemplo para fechar caixas de papelão. Se tiver acesso a silver tape, melhor.Fitas simples, de escritório, não são muito recomendadas pois não vão conseguir “juntar” as duas garrafas.

1º passo: Preencha com água 3/4 de uma das garrafas. Se você quiser, pode colocar um pouquinho de glitter na água. O efeito fica lindo!

2º passo: Faça um traço ao redor da boca da garrafa no pedaço de papelão e corte esse círculo. Depois corte um furo de 6,35 mm no centro do círculo. Eu pessoalmente sugiro outro tipo de material nesse passo. O papelão molha, encharca, e logo a experiência para de funcionar como deveria. Um pedaço de cortiça (mesmo material da rolha) com a largura da boca da garrafa, é o ideal.

3º passo: Coloque o círculo de papelão na boca da garrafa que possui água (ou o pedaço de rolha, se conseguir). O pequeno círculo de papelão ou o pequeno círculo de cortiça (com o furinho no meio) vai precisar estar bem preso na boca dessa garrafa. Se conseguir cola quente para grudá-lo na boca, seria muito bom. E pra usar cola quente significa que você precisa de um adulto por perto.

4º passo: Vire a segunda garrafa de 2 litros de cabeça para baixo (a vazia) e fixe as duas garrafas juntas, boca com boca.

5º passo: Envolva o gargalo das garrafas com fita (silver tape, se for possível) para que a conexão não vaze.

6º passo: Sacuda as garrafas. A garrafa com água deve ficar em cima.

7º passo: Com uma das mãos, segure o fundo da garrafa para deixá-la firme. Com a outra mão, faça movimentos circulares no topo da garrafa (veja a figura que abre o post).

8º passo: Veja o que acontece. Você verá um tornado em uma garrafa.

Esse pequeno passo a passo foi divulgado no HSW e eu fiz meus comentários para facilitar a execução da experiência. O pessoal da Mad Science fez esse experimento também. Veja no vídeo abaixo:

As cientistas malucas usaram óleo de lamparina, que possui densidade menor que a da água. Esse óleo é colorido e dá um efeito interessante ao tornado. Pessoalmente, acho que o glitter fica mais bonito (sugestão: um pouco de óleo de cozinha com glitter).

Como vocês podem perceber, a experiência pode ser um pouco adaptada, por isso propus aqui algumas sugestões para que todos possam fazer.

Para entender mais sobre tornados, sugiro os seguintes posts:

– Como os tornados se formam?;

Tornados, ciclones e furacões são a mesma coisa?

Diferença entre tornado e furacão.