Arco Íris duplo em São Paulo-SP



Arco Íris duplo, por Daniel Santiago.

Arco Íris duplo, por Daniel Santiago

Meu amigo Daniel Santiago (mais conhecido como Tschimmy) sempre tira  fotos muito lindas. A foto acima foi tirada em São Paulo-SP anteontem no final da tarde. Todos os moradores da cidade ficaram maravilhados com o arco-íris duplo, que foi destaque em diversos portais de notícia, como no Diario SP e no Estadão, por exemplo.

Como destacou o Estadão, com explicação da Josélia:

O fenômeno é caracterizado por dois arco-íris concêntricos. O com cores mais intensas fica na parte interna e o segundo, externo, tem cores fracas e na ordem invertida em relação ao primeiro, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Isso ocorre por causa da interação de gotas de água de diferentes tamanhos com os raios de sol.

Os processos ópticos no interior das nuvens são bem complicados. A luz solar pode ser refletida mais de uma vez dentro de uma gota de chuva.  Na segunda reflexão, as cores são invertidas com relação ao primeiro arco (no segundo arco, o azul fica voltado para o lado de fora do arco, enquanto o vermelho fica para dentro do arco). O segundo arco-íris também é mais claro porque mais luz é dispersada, devido as duas reflexões.

Leia mais sobre o fenômeno aqui.

Não é a primeira foto de arco-íris duplo que recebo por aqui. Há um tempo atrás, o Toshio mandou duas fotos do fenômeno em Curitiba (aqui e aqui)  e o Marcelo também já me mandou uma (veja aqui).

Agora ouça a música Double Rainbow, da Kate Perry :).

P.S.: o Renan, querido amigo e colaborador frequente da seção “Imagem dos Leitores”, também me mandou algumas fotos lindas, em que é possível ver diversos tipos de nuvens. Olha, quem gosta de observar o céu vai gostar bastante da sequência de fotos que vou postar nos próximos dias. Obrigada mais uma vez, Renan.