Brinquedos educativos :)



Outro dia fui em uma loja de brinquedos aqui no Brasil e notei que não há uma grande variedade de brinquedos educativos. Quando falo brinquedos educativos, me refiro àqueles que ultrapassam o lúdico: a criança brinca e aprende. Talvez algumas pessoas discordem de mim, mas aquelas bonecas (que normalmente são horrorosas) que falam, cantam, repetem o que é dito, etc são bem menos interessantes que uma boneca de pano.

Brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Recentemente, a Bárbara postou esse link, em que essa importância é reforçada:

brinquedo importância

A propósito, esse texto vale muito a pena ser lido. A autora questiona a quantidade enorme de brinquedos que as crianças possuem hoje em dia. Segundo ela e os especialistas consultados, brinquedo precisa ser versátil e durável.

Eu adoro brinquedos que permitem uma exploração saudável do ambiente, que possibilitam o aprendizado e o desenvolvimento da imaginação. Quando eu era criança, eram comuns aqueles kits de gesso, em que a gente podia fazer pequenas estátuas. O kit também incluía forminhas e tinta. Gosto muito de quebra-cabeças, kits de química, kits de mágica, fantasias, etc. Brinquedos de madeira e bonecas de pano são um charme! Com relação a brinquedos científicos, acho que temos poucas opções no Brasil. Basicamente você encontra kits de química. Estive em lojas de brinquedos na Alemanha e na Itália e vi muitos brinquedos educativos. Deu vontade de comprar todos (eu só comprei boardgames rs). Tinha kit para fazer terrário, kit de geologia, kit de mini-horta, etc. Também vi kits de artesanato, bordado, trabalho em lã, confecção de bijouterias, etc. Eu não resisti e trouxe um pra mim:

tricotin

Fiquei encantada com todos os brinquedos educativos que vi :), queria que as crianças brasileiras tivessem acesso a essas coisas. Quando compartilho uma ideia de experiência ou DIY no blog, penso muito na possibilidade de que as crianças possam fazer também, assistidas pelos seus pais, responsáveis ou professores. Em algumas situações, já mencionei que gosto muito de jogos de tabuleiro. Esse tipo de jogo possibilita a melhoria no raciocínio, desenvolvimento de estratégias, trabalho em grupo e espírito de equipe. Brincar não é só coisa de criança :).

A Bárbara também tem uma lojinha, que já recomendei várias vezes. É o Bazar das Arábias. E o que a lojinha da Bárbara tem que as outras não tem? Brinquedos criativos e educativos. Sabe aqueles brinquedos em madeira e tecido que a gente não encontra nas grandes lojas dos shoppings? A Barbrinha tem :). Ela escolhe todos os produtos da loja dela com amor de mãe e de professora de matemática.

Há novos itens no estoque da Bárbara que recomendo muito mesmo. Vejam só:

1) Kit de Energia Solar, com seis montagens diferentes

450xN2

Compre aqui. É possível realizar 6 montagens diferentes, que demonstram os principais conceitos e potenciais da energia solar. O kit vem com um livro de 72 páginas :).

2) Relógio Ecológico 

relogio ecologico

 

Compre aqui. Esse relógio já vem preparado para ser ligado em uma batata, por exemplo (leia mais aqui). Também vem com um livro, para que a criança entenda mais sobre a experiência que está montando.

——–

A Bárbara também tem diversos brinquedos de madeira e tecido, fantasias, etc. Há brinquedos muito interessantes para todas as faixas etárias. É totalmente diferente daquilo que vemos nas grandes lojas dos shoppings.    E a lojinha tem um nome muito fofo: é o Bazar das Arábias, feito pela Barbrinha, que é a Mãe das Arábias :).  Confiram toda a loja! Agora vocês já sabem onde comprar presentes criativos e educativos para as crianças :).

P.S.:  Este é um post publicitário, mas é da loja de uma querida amiga que escolhe tudo com muito carinho e trabalha com muita seriedade 🙂

P.S.2: E comprem esses brinquedos científicos para suas filhas também. Incentive as meninas para que elas cresçam e tornem-se grandes cientistas.