Fifa diz que Copa no Qatar deverá ser disputada entre novembro e janeiro



A Copa do Mundo de 2022 está prevista para ser disputada no Qatar.

Localização do Qatar. Fonte: Wikimedia Commons
Localização do Qatar. Fonte: Wikimedia Commons

Esse país é localizado numa pequena península do mesmo nome, que está localizada à nordeste da Península Arábica. É um país de clima seco e quente, classificado como desértico. Uma partida de futebol em um local assim é um grande desafio, uma vez que essas condições muito adversas podem prejudicar a saúde dos jogadores.

Uma curiosidade interessante sobre o Qatar é que o país está quase todo no nível do mar. Para vocês terem uma ideia, o ponto mais alto com relação ao nível do mar tem altitude de cerca de 100m.

Como está no Hemisfério Norte, o verão deste país ocorre no meio do ano. Entre maio e setembro, o calor é muito intenso e a umidade relativa é muito baixa, condições adversas para a prática de qualquer atividade ao ar livre. As temperaturas podem alcançar até 50°C no verão. Imaginem um jogo nessas condições.

Entre Novembro e Maio, as temperaturas são moderadas e podem chegar perto dos 5°C. A chuva é muito pouca: cerca de 100mm por ano. Só para vocês terem uma idéia, em São Paulo-SP chove aproximadamente 1300mm por ano e há regiões da Floresta Amazônica com total superior a 2500mm por ano. Essa pouca chuva cai durante os meses de inverno, algumas vezes em tempestades intensas que chegam a causar enchentes.

Além do calor e da secura, o país também é assolado por tempestades de areia, já que a região faz parte do que chamamos de Deserto da Arábia. Inclusive encontrei um vídeo de uma dessas tempestades de areia e é impressionante:

Boa parte da água utilizada no país é obtida através da dessalinização da água do mar.

O calor é tão intenso que há um tempo atrás eu li que uma universidade do Qatar estava desenvolvendo um projeto de nuvem artificial. Essa nuvem ficaria sobre os estádios, na frente do disco solar, enquanto ocorressem os jogos. O projeto é tão grandioso que nem consigo explicar, tem um vídeo que explica a ideia melhor:

É como se um disco voador ficasse sobre o estádio, fazendo as vezes de um enorme guarda-sol. A BBC deu um grande destaque a esse projeto alguns anos atrás.

Hoje eu li essa reportagem da Folha de São Paulo, onde é dito que um secretário da FIFA cogita um calendário diferente: os jogos da Copa 2022 deverão ocorrer entre 15 de novembro e 15 de janeiro. Dessa forma, vão pegar o inverno do país, quando as temperaturas são mais amenas.

A maioria das copas ocorrem no meio do ano. Como a maior parte dos países que sediaram a copa até hoje estão localizados no Hemisfério Norte, alguns inclusive de altas latitudes (distantes do Equador), fazer com que o evento ocorra no verão é o mais lógico, evitando as temperaturas frias e até congelantes (dependendo do local). Quando as copas foram realizadas no Brasil ou no Uruguai, manteve-se a mesma regra, já que nosso inverno (que ocorre no meio do ano), não é tão rigoroso. Em alguns casos, deslocaram um pouquinho o calendário e fizeram com que o evento ocorresse na primavera.

Não sou uma grande conhecedora de futebol, mas acho que é a primeira vez que o evento ocorrerá em um local com condições climáticas tão adversas.  Acho que foram sábios em alterar o calendário. Encontrei o gráfico abaixo nesse site, com os valores médios diários de temperatura máxima (maior do dia) e temperatura mínima (menor do dia). Por volta do dia 6 de julho, a temperatura média máxima é 41°C e a temperatura média mínima 31°C. Mas gente, imaginem acordar com 31°C! Imaginem uma madrugada com temperatura superior aos 31°C. Ar condicionado é obrigatório.

daily_high_and_low_temperature_temperature_c

No WeatherSpark também encontrei outro gráfico muito interessante. Ele mostra a porcentagem do ano com cada uma das “bandas” de temperatura, que o site classifica da seguinte maneira:

– frigid (frio de matar): inferior a -9°C

– freezing (congelante): entre -9°C e 0°C

– cold (frio): entre 0°C e 10°C

– cool (fresquinho, maneiro): entre 10°C e 18°C

– comfortable (confortável): entre 18°C e 24°C

– warm (quentinho): entre 24°C e 29°C

– hot (calor): entre 29°C e 38°C e

– sweltering (escaldante): acima de 38°C.

Entre junho e agosto, é 30% do tempo escaldante. O restante do tempo, no verão, é calor ou quentinho (quentinho só se tiver sorte). Os dias frescos estão realmente concentrados entre novembro e janeiro.

fraction_of_time_spent_in_various_temperature_bands_percent_pct

 

Ao que parece, alterar o calendário dos jogos é apenas a opinião pessoal apenas de um secretário da FIFA. A FIFA ainda não se pronunciou oficialmente.

E aproveito para recomendar muito o WeatherSpark. Você digita o nome da cidade  e são fornecidas informações muito boas, valiosas para quem pretende organizar uma viagem, por exemplo.