Lago Chaubunagungamaug ou seria Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg



Quando vi esse tweet, eu sabia que precisava escrever um post:

Imediatamente eu quis saber onde esse lago ficava e o que esse curioso nome significava. Descobri que nas lojas de souvenirs da região do lago os visitantes podem encontrar esse patch:

600px-Patch_of_a_lake_with_a_really_long_name
Fonte: Wikimedia Commons

 

E agora sonho em tê-lo na minha mochila!

O lago fica na cidade de Webster, no Estado de Massachussetts, nos E.U.A:

 

O nome é de origem Nipmuck, grupo indígena descendente dos algonquinos, que habitaram boa parte do centro-norte e do nordeste dos EUA. Até hoje, seus descendentes ainda vivem por lá, com um estilo de vida muito diferente do de seus antepassados, pois já incorporaram os costumes dos colonizadores.

O nome significa  “Englishmen at Manchaug at the Fishing Place at the Boundary” (de acordo com essa fonte) ou ainda “Fishing Place at the Boundaries — Neutral Meeting Grounds” (de acordo com essa fonte).  Na verdade, o nome varia muito de acordo com cada idioma empregado por cada uma das diferentes tribos que habitaram o local: Chabanaguncamogue, Chaubanagogum, Chaubunagungamau e outras variantes.

Pelo que entendi, o objetivo era dar um recado: os colonizadores ingleses que estivessem no território Manchaug deveriam pescar numa determinada margem do lado. Alguns historiadores e as lendas locais dizem que os nativos deveriam pescar em um lado do lago, os ingleses em ou outro lado do lago e o meio do lado era neutro. Parece um acordo de cavalheiros, para dizer a verdade.

A história completa do local pode ser lida aqui.

800px-Lake_Chaubunagungamaugg
Barcos no lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg Fonte: Wikimedia Commons

E se você quer saber como se pronuncia esse nome, tem um arquivo no Audioboo. Eu fiz algumas tentativas, mas não consegui aprender. rs

Quem era fã do seriado Gilmore Girls deve se lembrar que o lago foi mencionado em um episódio (é o sexto da sexta temporada, leia aqui).

P.S.: Comprovando minha teoria de que a Wikipedia tem lista pra tudo, o @PedroAGuerr  me mostrou a lista de locais com nomes compridos. Há até dois destaques brasileiros:

– Município brasileiro com o maior número de caracteres:  Vila Bela da Santíssima Trindade – MT

– Município brasileiro com o maior nome e cujo nome é composto por uma única palavra: Esperantinópolis – MA