Nevoeiro e Futebol

Lembram que comentei aqui sobre o painel Raios e futebol, que fiz com o Itamar Batista para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013? Então, nós também falamos sobre Nevoeiro e Futebol.

Nevoeiro2

Nevoeiro em Juiz de Fora-MG. Foto de Renan Tristão

Longe de ser um perigo, como é o caso dos raios, o nevoeiro pode dificultar a prática de alguns esportes. Normalmente esportes náuticos e aéreos são os mais prejudicados. Mas como futebol é a paixão nacional, decidimos falar sobre ele :).

Pelas pesquisas que fizemos, a ocorrência de nevoeiros durante partidas de futebol não são muito comuns. Nevoeiros costumam ocorrer durante a noite, madrugada e início da manhã e partidas de madrugada normalmente ocorrem fora desses horários. No entanto, o Itamar e eu encontramos dois casos interessantes:

Uma partida de futebol no Canadá que ocorreu debaixo de nevoeiro. A partida entre Catherines Roma Wolves x SC Waterloo ocorreu sem cancelamento, sob um denso nevoeiro. Catherines levou a melhor e ganhou de 3 a 1.
– Em julho do ano passado, o avião dos jogadores do América-MG não conseguiu pousar a tempo para uma partida em Santa Catarina contra o Chapecoense. O jogo foi adiado.