Os nomes literais dos Estados brasileiros

Meus amigos Luiz Felippe e Luciana compartilharam um link super interessante. Como eu adoro geografia, quis comentá-lo aqui no Meteorópole 🙂

Nós conhecemos o mapa político brasileiro, certo? Mas você já parou para pensar o que significa Pernambuco? Ou Paraná? Bom, nesse site eles resolveram pesquisar.

Brazilian states normal

E depois da pesquisa feita, fizeram um mapa literal, ou seja, um mapa com as traduções literais dos nomes dos estados. Muitos dos nomes dos Estados de nosso país são de origem tupi-guarani. A propósito, os nomes de muitos municípios e bairros também. Outro dia eu estava no metrô e observava que mais de 50% dos nomes das estações são de origem tupi-guarani.

Abaixo, o mapa do Movehub, que traduziu os nomes do português e do tupi-guarani para o inglês:

brazilian states translated

Curiosidades interessantes dos nomes em Tupi-Guarani:

– Paraná significa rio e Pará significa mar.

– Goiás significa “povo Guaiá” ou “Goiá“. Eram um grupo de moradores da região, que foram vistos pela primeira vez pelos Bandeirantes (que certamente os expulsaram de suas terras). Esse povo fabricava cerâmica e praticava agricultura e eram mais desenvolvidos tecnologicamente que os tupis.

– Rondônia significa “terra de Rondon”, em homenagem ao Marechal Rondon

Acre significa “rio verde”. Eu jurava que tinha a ver com a unidade de área.

– Roraima significa: “Pico/Montanha Verde”, provavelmente uma alusão ao Monte Roraima, Pico da Neblina e outras montanhas vizinhas.

– Amapá significa “lugar de Chuva”: essa é super meteorológica. Também pudera, uma região próxima ao equador, com a influência da Zona de convergência Inter-Tropical só poderia ser bem chuvosa. Os nativos sabem das coisas, pois dependem da natureza para sobreviver. Então sabem respeitá-la e observar seus ciclos naturais.

– Paraíba significa “Péssimo para Navegação”.

Pernambuco significa “mar comprido”

Sergipe significa “Rio dos Siris”.

– Tocantins significa “bico do Tucano”.

– Ceará: significa “Rio Verde”

– Piauí significa Rio de Piabas. Piaba é um tipo de peixe ;).

Não sei vocês, mas acho tão legal quando vejo pessoas de fora do Brasil interessadas na cultura de nosso país :). Nosso país é maravilhoso e tem uma história que muitas vezes negligenciamos.