Pôr do Sol na Vila Leopoldina, bairro da Zona Oeste de São Paulo



foto do céuA Thamíres, uma querida leitora aqui do blog, me mandou a linda e inspiradora fotografia acima. Ela tirou a foto em São Paulo-SP, no bairro da Vila Leopoldina.

Na foto, podemos observar o horizonte alaranjado, uma característica do Pôr-do-Sol causada pelo Espalhamento Mie (veja aqui e aqui).

Também vemos alguns tipos de nuvem. Na minha opinião, identificar nuvens visualmente é mais fácil durante o dia. A luz solar ajuda a identificar melhor nuvens altas e baixas, pelo menos pra mim. Na foto da Thamíres, é possível observar algumas nuvens Cs (Cirrustratus), que são nuvens altas. Também é possível identificar algumas nuvens baixas, provavelmente Fc/Fs (Fractocumulus e Fractostratus). Essas nuvens são na verdade fragmentos de nuvens que tinham uma forma bem definida durante o dia. Com a interrupção do “combustível” para convecção (a energia solar, que aquece a superfície da Terra), as nuvens perdem força e vão se “desmanchando”.

Como sempre recomendo, para conhecer um pouco sobre os principais tipos de nuvem (e aprender a identificá-las), veja este post.

Curiosidade linguística: em vários posts aqui do Meteorópole, eu tinha escrito pôr-do-Sol. Pois é, ainda não estou completamente adaptada às regras do acordo ortográfico. O correto agora é pôr do Sol [e na tag está escrito pôr-do-Sol rs].