Atmosfera de Verão em Juiz de Fora – MG

O Renan Tristão me mandou algumas fotos há cerca de 1 mês e eu não publiquei todas. Na verdade, publiquei apenas essa foto de nuvens Ci (Cirrus).

A foto abaixo foi tirada em Juiz de Fora-MG, em 27 de dezembro de 2013. Nesse dia, um Cb (Cumulonimbus) passeava pela cidade. No fundo, do lado esquerdo da montanha, é possível ver uma cortina de chuva. Reparem como a base da nuvem é escura, indicando uma grande quantidade de água. A nuvem é tão espessa que impede que os raios solares atinjam as gotinhas que estão na base da nuvem e então não ocorre o fenômeno do espalhamento óptico, o responsável pelas nuvens serem brancas.

CB passando pela cidade 27-12-13

No dia 27 de dezembro de 2013, houve um deslizamento de terra nessa cidade. Um barranco caiu e interditou algumas casas. Essa chuva pode ter ajudado para que isso acontecesse. Quando deslizamentos ocorrem, normalmente o local já vem enfrentando vários dias com chuva. O solo encharcado então não consegue mais reter água e este acaba cedendo em regiões de encostas.

Obrigada, Renan 🙂

 ****

Aproveito esse post para recomendar a fanpage Informações do Tempo, criada e atualizada pelo meteorologista Rafael Maia. Inicialmente ele falava apenas das regiões de Jundiaí e de Campinas. Como em meteorologia é impossível falar apenas do local que você mora, ele também fala sobre tendências para o Brasil e para o mundo. A página está ótima, muito completa e com explicações importantes para aqueles que não querem apenas ver a previsão do tempo, querem também compreender porque os fenômenos acontecem.

Parabéns, Rafael! A página está ótima.

Outro dia eu estava conversando com o Guilherme Martins e ele me dizia que todo aluno deveria ter um blog ou um site. Concordo com ele. Como todos somos alunos de alguma maneira, acredito que todo profissional deveria compartilhar seu conhecimento.  A página do Rafael segue exatamente esse caminho :).